Como curar ressaca? Dicas e receitas para evitar que os brindes virem uma baita dor de cabeça
Nutricionista dá orientações e ensina a fazer dois sucos e uma sopa ideais para o dia seguinte de uma comemoração regada a álcool, como o Réveillon
Como curar ressaca? E, melhor ainda, como evitar? Quando se trata de bebida alcoólica, moderação é sempre a melhor política. Mas todos sabemos que os brindes com espumante, champanhe ou prosecco dão a tônica da virada do ano. E são tantas coisas boas a se brindar que o primeiro dia do Ano Novo costuma ser marcado por uma bela ressaca. Por isso, abaixo daremos dicas para que a diversão do Réveillon não se transforme numa baita dor de cabeça, literalmente, no dia seguinte. Caso não tenha jeito, traremos orientações também sobre como curar a ressaca, com receita de um suco verde, outro de beterraba com gengibre e de um caldo verde leve. Todos com nutrientes e propriedades ideias para minimizar os sintomas da ressaca.
Segundo a nutricionista Kátia Fávero, o ideal é que um adulto saudável consuma no máximo duas doses de álcool por dia e, sendo assim, a primeira dica para não ser vítima da ressaca é não usar as festas como desculpa para extrapolar.
– A ingestão dessas bebidas deve ficar em torno de duas doses por dia. Com isso, a melhor maneira de evitar uma ressaca é não exagerar no consumo de álcool. De acordo com a OMS, não existe um nível considerado seguro para o consumo de álcool, pequenas doses podem trazer prejuízos à saúde de pessoas que tenham predisposição a desenvolver doenças hepáticas ou algum grau de vulnerabilidade genética para a dependência alcoólica – orienta Fávero.
Outra sugestão da nutricionista é manter a hidratação antes, durante e após a ingestão de álcool, visto que a reposição de água pode ajudar a expurgar as substâncias tóxicas do organismo.
– O álcool consumido é metabolizado pelo fígado e acaba sendo convertido em acetaldeído, substância tóxica para o organismo, e que provoca os sintomas da ressaca. Para evitar os sintomas, é importante que o indivíduo se hidrate bastante antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas. Quanto mais hidratado, maior o volume sanguíneo e maior a diluição da substância tóxica circulante – explica Kátia.
Kátia Fávero ainda frisa que é importante não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica de estômago vazio, além de dar um tempo antes de consumir outra dose do líquido.
– Outra forma de evitar a ressaca é não consumir a bebida alcoólica de estômago vazio. Isso predispõe o indivíduo a um risco maior de apresentar uma ressaca no dia seguinte. Opte por uma alimentação leve antes de beber, com proteínas, boas gorduras e vegetais – declara. – O tempo entre uma dose e outra também faz diferença, pois o fígado só consegue metabolizar 10 gramas de álcool por hora, o que equivale a uma taça de vinho, uma cerveja ou 50 ml de bebida destilada. Se o consumo for maior que isso, haverá sobrecarga para o órgão e os sintomas relacionados à ressaca aparecerão.
Como evitar
1.Beba apenas duas doses de bebida alcoólica;
2.Se beber mais que isso, tome um copo d’água para cada taça de espumante ou vinho, para cada copo de cerveja ou de qualquer outro drink. Hidratação é fundamental;
3.Não beba de estômago vazio. Faça uma refeição leve antes e belisque durante o consumo de álcool;
4.Dê um espaço de tempo entre uma taça e outra. Não emende.
Sintomas mais comuns da ressaca
> Sensação de mal-estar;
> Náuseas;
> Fraqueza generalizada;
> Dor de cabeça;
> Irritabilidade.
Estou de ressaca… E agora?
Não tomou as precauções necessárias e acabou exagerando na bebida? Não se desespere: é possível melhorar os sintomas da ressaca com repouso, hidratação e boa alimentação. Veja abaixo cinco dicas da nutri para curar o mal-estar:
1.Consuma bebidas isotônicas, que ajudarão na reposição de eletrólitos e sais minerais;
2.Evite alimentos processados e consuma frutas cítricas, poderosas aliadas contra náuseas e enjoos;
3.Tenha uma alimentação leve para não agredir a mucosa do trato gastrointestinal, à base de sopas, carnes e vegetais;
4.Gengibre também é um forte aliado;
5.Repouse;
6.Seja paciente.
Receitas para curar a ressaca
Com base nas orientações da nutricionista Kátia Fávero, o EU Atleta preparou três receitas para te ajudar a se livrar da ressaca. Confira!
Suco verde
Aprenda a preparar um suco verde à base de água de coco — Foto: Thinkstock/Getty Images
Ingredientes:
250 ml água de coco
2 folhas de couve
1 limão espremido
1 fatia de melão ou abacaxi
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Suco revigorante com gengibre
Saiba como fazer suco de beterraba e gengibre para melhorar a disposição — Foto: iStock/Getty Images
Ingredientes:
250 ml de água
1 beterraba pequena, sem casca, crua
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador e passe pela peneira.
Caldo verde leve
O EU Atleta ensina a fazer uma versão mais leve do famoso caldo verde — Foto: iStock/Getty Images
Ingredientes:
½ brócolis
½ couve-flor
Sal a gosto
2 dentes de alho
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
100 gramas de carne moída ou frango desfiado
Folhas de agrião ou couve fatiada
Modo de fazer: cozinhe o brócolis e a couve-flor em água e sal até que estejam macios. Em seguida, bata tudo no liquidificador ou mixer. Em outra panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam macios. Acrescente a carne moída ou o frango, tempere com sal e coloque a mistura que foi batida no liquidificador. Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados, desligue o fogo e acrescente a couve ou o agrião.
Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo
Fonte: Kátia Fávero, nutricionista
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/como-curar-ressaca-dicas-e-receitas-para-evitar-que-os-brindes-virem-uma-baita-dor-de-cabeca.ghtml