Bem estarNotícias

Como a música pode ser usada para melhorar sua performance

Fazer um esporte ouvindo uma boa trilha sonora reduz a percepção de esforço em cerca de 5%, entre outros benefícios: saiba mais sobre os efeitos no desempenho esportivo

Você já pensou em como a simples ação rotineira de colocar fones de ouvido e dar play em suas músicas favoritas pode influenciar no seu desempenho esportivo? Por conta disso, algumas modalidades esportivas até mesmo proíbem o consumo de canções, enquanto em outras é liberado. Segundo o médico do esporte e endocrinologista Guilherme Renke, a música traz diversos benefícios para a saúde e pode ser utilizada como uma terapia alternativa, como é o caso da musicoterapia. Os efeitos são majoritariamente positivos, especialmente no tratamento da ansiedade, depressão, compulsão alimentar e outras doenças. Já os efeitos durante a prática de esportes envolvem muito a questão psicológica, com os seguintes impactos:

Reduz a percepção de esforço em aproximadamente 5%;

Ajuda a controlar a fadiga no pico do esforço;

Estimula aspectos positivos como entusiasmo e felicidade;

Auxilia na definição do ritmo do treino.

Fazer um esporte ouvindo música estimula aspectos positivos como entusiasmo e felicidade — Foto: Reprodução/Internet

Por isso, a música tem sido considerada um “doping legal” por diversos pesquisadores. Porém, não existe nenhuma proibição entre os órgãos oficiais de controle de dopagem, nem punições. As proibições que existem em alguns eventos são decisões das próprias organizações dos torneios.

– Diversos estudos apontam isso, como a meta-análise publicada pela Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, que concluiu que ouvir música durante o treino pode melhorar fisiologicamente o desempenho relativo ao exercício anaeróbico, embora as razões ainda não tenham sido constatadas – completa Renke.

Para quem treina ou pratica esportes regularmente, Guilherme Renke aponta que estilos como rock ou hip hop podem estimular a atividade, enquanto músicas calmas teriam pouco ou nenhum impacto no desempenho, mas podem servir para acalmar os nervos e aumentar a concentração. Cada reação é muito particular.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

O nadador multicampeão Michael Phelps é um que já declarou que a música, ao menos para ele, serve de estímulo e ajuda na concentração. E em campeonatos de skate, é liberado ouvir música até mesmo durante a realização das provas, como pôde ser visto nas Olimpíadas de 2020, realizadas em 2021, ano em que a modalidade entrou no quadro de esportes olímpicos.

O ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e prata no Rio, em 2016, explica como o processo funciona em sua categoria:

Foto: Reprodução/Internet

– A música é liberada tanto na preparação, quanto na hora da competição em alguns aparelhos. Na hora da competição, durante o aquecimento, você pode usar um fone de ouvido e rodar os aparelhos, não tem problema. Só não pode usar na hora da série. Mas até a troca de aparelhos pode usar tranquilo – conta ele, acrescentando que escuta faixas musicais no caminho para o ginásio, para se preparar para a disputa, mas quando chega ao local, pausa para entrar no ritmo e na concentração ideal.

Por: Alberto Borges, para o EU Atleta — Bauru / São Paulo

Fonte: Guilherme Renke (@endocrinorenke) é médico endocrinologista e do esporte, sócio fundador da clínica Nutrindo Ideais. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e Pós-Graduado em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro. Pesquisador aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Arthur Zanetti (@arthurzanetti) é ginasta, medalha de ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres 2012 e de prata na Rio 2016, com vários pódios em Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais. Zanetti se prepara para mais um ciclo olímpico, visando as olimpíadas de Paris-2024.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2022/09/03/como-a-musica-pode-ser-usada-para-melhorar-sua-performance.ghtml

Deixe uma resposta