FitnessNotícias

Como a idade influencia o treino de corredores com mais de 50 anos?

Para a maioria das pessoas, ocorre uma queda na força muscular de aproximadamente 15% por década entre 50 e 70 anos, e depois dos 70 anos, de para quase 30%: o treinador de corrida Gustavo Luz explica

A idade tem influência o treino de corredores com mais de 50 anos. Mas de que forma? No geral, a primeira queixa dos corredores mais velhos é de que fica mais difícil se recuperar de treinos de alta intensidade e dos mais longos. Mas se formos gentis com os nossos músculos ao longo do tempo, é possível correr (e bem!) por anos a fio. Entre 50 e 60 anos, é comum acontecer uma queda mais acentuada na força muscular, isso inclusive já é bem estudado e documentado: para a maioria de nós, ocorre uma queda na força muscular de aproximadamente 15% por década entre 50 e 70 anos, e depois dos 70 anos isso passa para quase 30%.

Corredores corrida 50+ — Foto ( Reprodução/Internet )

Essa progressiva perda na capacidade de absorver o impacto faz com que algumas mudanças na sistemática do treinamento possam se tornar boas estratégias. Por exemplo, trocar um dia de treino de corrida por um treino de natação ou bike. Outra boa estratégia é correr, no máximo, dia sim, dia não. Ser seletivo é um privilégio da idade; então, seja seletivo para escolher as suas provas e seletivo em quando usar a sua velocidade de competição nos treinos.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Eu observo alguns corredores mais velhos que não conseguem entender essa nova dinâmica da vida e acabam se machucando e, com frequência, se frustrando. Para aqueles que descobrem que “ok, tudo bem pegar um pouco mais leve”, treinos e provas continuam sendo uma fonte de qualidade de vida. Eu já treinei vários corredores, vi alguns se machucarem e até terem que parar de correr por conta de lesões mais sérias; e uma das principais causas de lesão é correr rápido demais. Por isso, uma das chaves para o sucesso na corrida e na corrida da vida é ter estratégias para se manter sem lesão o ano todo.

Compartilhe essa matéria

Por: Gustavo Luz

Fonte: Gustavo Luz, Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2023/11/17/como-a-idade-influencia-o-treino-de-corredores-com-mais-de-50-anos.ghtml

Deixe uma resposta