NotíciasNutrição

Comer ovo pode aumentar o colesterol ‘ruim’?

Durante muito tempo, o ovo foi considerado o vilão da dieta. Não faltaram pesquisas que associavam o alimento com o aumento do colesterol “ruim” no organismo, o LDL. Por esse motivo, acreditava-se que consumir ovo ampliava o risco de doenças cardiovasculares.

Porém, já há algum tempo, foi comprovado cientificamente que apenas em excesso (acima de 12 unidades por semana) ele pode interferir nas taxas e ser prejudicial à saúde. Por isso, consumir com moderação é a indicação de especialistas.

Se você tem problema com colesterol alto ou está preocupado com a questão, saiba que ao deixar o ovo de fora da sua dieta você está abrindo mão de diversos benefícios que o alimento pode proporcionar à saúde.

Foto: (Reprodução/Internet)

“O ovo é uma fonte de proteína e possui ainda vitaminas e minerais que são importantes. Portanto, pode ser consumido diariamente. É um alimento com fácil digestibilidade e beneficia a todos”, afirma Durval Ribas-Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Suas proteínas são de alta qualidade, além de conter gorduras boas, elementos essenciais para o corpo humano. É fonte de cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B e selênio.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Veja quais benefícios o ovo pode proporcionar a sua saúde:

– Faz bem para o cérebro: a colina, presente na gema do ovo, melhora o desempenho do cérebro e até mesmo diminui o risco de demências. Ela é fundamental para o desenvolvimento da região cerebral relacionada à memória.

– Ajuda na saúde ocular: é na gema do ovo que também estão a luteína e a zeaxantina, antioxidantes que se acumulam na retina e que contribuem para melhorar a saúde dos olhos, reduzindo o risco de catarata e degeneração macular.

– Faz bem para quem tem diabetes: um estudo mostrou que consumir ovos regularmente melhora a glicemia em jejum em pessoas com diabetes tipo 2. Por isso, o consumo é recomendado, desde que com moderação o ideal é não exceder três ovos na semana.

– Dá mais saciedade: o alimento contribui com a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão calórica após o seu consumo, graças às proteínas. Por isso, adicionar os ovos regulamente à dieta pode ajudar a perder peso.

Com informações de reportagens publicadas em 20/08/2023, 07/07/2020 e 03/08/2020

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: VivaBem*

Fonte: Durval Ribas-Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia)

Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/08/20/comer-ovo-pode-aumentar-o-colesterol-ruim.htm

Deixe uma resposta