Comer na hora certa emagrece! Conheça os melhores horários
Você capricha na dieta, mas os resultados não aparecem? O relógio pode ser o culpado. Conheça os melhores horários para comer e emagrecer
Na ânsia de emagrecer, um detalhe importante fica de fora: o momento em que cada alimento deve ser consumido. “As pessoas se esquecem de que quando você come é tão importante do que quanto”, afirma a nutricionista Alessandra Luglio, de São Paulo. Com a ajuda de um time de especialistas, descobrimos os melhores horários para comer e emagrecer – siga-os e você transformará seu corpo em uma máquina de queimar gordura!
7H30: CAFÉ DA MANHÃ
O café da manhã é responsável por acordar o corpo, ativando o metabolismo após um longo período em jejum – não à toa, é a principal refeição do dia. Segundo um estudo publicado pelo jornal norte-americano Obesity, mulheres que consomem mais calorias pela manhã têm uma perda de gordura corporal significativamente maior do que aquelas que optam por se alimentar melhor à tarde. “Nós estamos propensas a queimar calorias no começo do dia, quando o metabolismo está mais acelerado. Excessos posteriores podem ir direto para a região abdominal”, alerta Alessandra. Investir nessa refeição ainda prolonga a sensação de saciedade e a faz comer bem menos nas seguintes.
APOSTE EM:
Aveia. Uma pesquisa realizada pelo New York Nutrition Obesity Research Center descobriu que pessoas que consomem esse alimento no café da manhã ingerem cerca de 30% menos calorias durante a próxima refeição em relação a quem lança mão de cereais açucarados. “As fibras solúveis da aveia retardam a digestão, resultando em menos picos de gula e menos chances de enfiar o pé na jaca”, diz Alessandra.
Ovo cozido. Cientistas da Universidade de Connecticut concluíram que pacientes que comem um ovo no café consomem cerca de 400 calorias a menos ao longo do dia do que aqueles que fi zeram a refeição baseada em carboidratos pesados. Isso porque, segundo o estudo, a proteína do ovo sacia mais, reduz o apetite e ativa o metabolismo para o dia que segue. “O café da manhã perfeito contém um alimento do grupo dos cereais (pão integral, granola, aveia), uma ou duas porções de proteínas (leite, queijo, ovo, iogurte) e uma porção de fruta. Também seria interessante incluir chia, linhaça, cacau e gengibre”, aconselha Alessandra. Passe longe de alimentos como achocolatados, pão branco, bolachas e bolos – eles não só são desprovidos de nutrientes, como também causam uma sensação de prostração e fadiga.
10H: LANCHE DA MANHÃ
O lanche da manhã é fundamental para aguardar a chegada do almoço sem cometer deslizes. “Nesse período do dia, o nível de serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar, começa a cair e o cansaço pode vir com força – mas nada que uma alimentação correta não resolva”, destaca a nutróloga Silvia Santamaria Correa da Fonseca, de São Paulo.
APOSTE EM:
Oleaginosa + fruta. “A primeira é fonte de gorduras saudáveis, que proporcionam saciedade, enquanto a segunda fornece energia para que você dê conta das responsabilidades do dia”, explica Alessandra. Mantenha um saquinho de castanhas (amêndoa, castanha-do-pará, semente de girassol, pistache) na bolsa e você certamente driblará a vontade de atacar uma barra de chocolate.
12H: ALMOÇO
Chegou a hora de lançar mão das verduras e dos legumes, riquíssimos em vitaminas e minerais e pobres em calorias. “Também é o momento de apostar nas proteínas, uma vez que muitas pessoas não consomem a fração adequada desse nutriente nas outras refeições”, ressalta Alessandra Luglio.
APOSTE EM:
Arroz + feijão. A boa e velha dupla, indispensável no prato do brasileiro, pode e deve ser mantida na dieta. Prefira a versão integral do grão branco – ele contém baixo índice glicêmico, mantendo a gula sob controle.
Folhas escuras. Contêm vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Previnem anemia, osteoporose, estresse e doenças do coração.
Salmão. Além de ser uma delícia e superlevinho, é rico em proteínas, essenciais para a construção e recuperação dos músculos, e em ômega 3, que fortalece o sistema imune, controla o colesterol e contribui para a saúde da pele.
15H: LANCHE DA TARDE
O lanchinho da tarde é de extrema importância para dar aquela segurada no estômago até o jantar e garantir o pique até o fim do dia. “Ele tem o papel de manter o bom humor e evitar o esgotamento de energia mental para você dar continuidade ao trabalho ou aos estudos”, afirma a nutricionista Karina Pimentel, da Clínica Healthme, de São Paulo. Aqui, a melhor opção é um sanduíche reforçado e equilibrado, com carboidratos, proteínas e muitos vegetais.
APOSTE EM:
Pão integral. “Rico em fibras, ele proporciona maior sensação de saciedade”, indica Alessandra. Queijo branco. Boa fonte de proteínas, possui vitamina B, que mantém pele e cabelo lindos, e cálcio, fundamental para a saúde dos ossos. Entre as opções, fique com a ricota e o cottage.
Iogurte grego com blueberries. Quer fugir do sanduíche? Vá de iogurte, de preferência acompanhado da frutinha. Um estudo realizado pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que consomem o alimento à tarde se sentem menos famintas em comparação a quem recorre a snacks.
18H30: JANTAR
Uma estratégia bem comum – e nada inteligente – para emagrecer é pular o jantar. Isso não só pode colocar todo o seu esforço por água abaixo, como também é um tiro no pé de quem treina. “Se o organismo não conseguir obter energia pela alimentação, ele utilizará a dos músculos, levando à perda de massa magra”, explica Silvia Santamaria.
APOSTE EM:
Peixe ou frango + salada. A proteína garante a construção dos músculos, como já dissemos, e a saladinha garante as demais vitaminas e os minerais. Combo perfeito!
Pimenta. Termogênica, ela dá aquela acelerada no metabolismo.
21H: CEIA
Para ter uma boa noite de sono sem correr o risco de ouvir o estômago roncar de madrugada, jamais abra mão da ceia. Mas atenção: ela precisa ser bem leve e de fácil digestão. “Esse é o horário em que a maioria das pessoas comete exageros e abusa dos doces e carboidratos. Resultado? Quilos a mais”, diz o nutricionista Daniel Cady, da Bahia.
APOSTE EM:
Sopa de vegetais. Além de você poder prepará-la com os vegetais que preferir – cenoura e abóbora ficam uma delícia! –, ela é facilmente digerida, o que a prepara para uma boa noite de sono.
Leite. Desnatado ou de origem vegetal (de castanha ou de soja, por exemplo), possui poucas calorias e, quando ingerido quentinho, também dá uma sensação de conforto.
Castanhas. Um punhado de castanhas-do-pará ou de nozes mata a fome sem comprometer a dieta, além de, como já citado, ser ótima fonte de gorduras boas, essenciais para a manutenção da saúde do coração e do controle do colesterol.
por Ana Paula de Araujo
Texto Juliana Faddul
Edição Helô Oliveira
Adaptação Ana Araujo
Fonte:Alessandra Luglio, de São Paulo
Silvia Santamaria Correa da Fonseca, nutróloga de São Paulo
Karina Pimentel, nutricionista da Clínica Healthme, de São Paulo
Daniel Cady, da Bahia nutricionista
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/comer-na-hora-certa-emagrece-conheca-os-melhores-horarios/10444#foto=10444-0