Comer devagar emagrece, diz pesquisa
Pesquisadora portuguesa comprovou que comer devagar emagrece, assim como uma cirurgia bariátrica
Comer devagar emagrece, sim! Especialistas já costumavam dar este conselho, e um estudo comprovou que o fato é verdade. Comer devagar pode ser tão eficiente quanto uma cirurgia bariátrica.
A pesquisadora portuguesa Júlia Galhardo observou 500 jovens obesos, divididos em dois grupos durante um ano.
Ambos os grupos passaram por dieta e exercícios, mas um deles teve o tempo de ingestão controlado. Eles não deveriam ultrapassar 300-350 gramas por 12-15 minutos.
Após os 12 meses, o grupo que teve a o tempo da alimentação controlado perdeu muito mais massa corporal do que o outro grupo e os resultados foram semelhantes aos das cirurgias para redução do estômago.
Segundo a investigadora, esse fato se dá por conta de dois hormônios: a grelina, que induz a sensação de fome e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY), que dá a sensação de saciedade. “No fundo há uma comunicação entre o aparelho digestivo e o cérebro, em que o aparelho digestivo diz: ‘estamos com fome’. Depois de comer, ele diz: ‘já chega, já estamos saciados, não é preciso vir mais comida'”, explicou a Júlia.
Quando comemos devagar, equilibramos a ação desses dois hormônios. Portanto, se quer emagrecer, não leve menos que 30 minutos em uma refeição, ok?
por Redação:Corpo a Corpo
Fonte:Júlia Galhardo, pesquisadora portuguesa
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/comer-devagar-emagrece-diz-pesquisa/1712