Comer chocolate todo dia pode diminuir risco de doenças cardíacas, indica pesquisa
Pode até parecer um sonho para os “chocólatras” de plantão, mas não é! O estudo britânico comprovou que comer o doce todo dia oferece benefícios à saúde, inclusive para o coração. Saiba mais!
Não, você não leu errado o título desta matéria. Uma pesquisa europeia publicada no Heart (periódico científico especializado em estudos relacionados à cardiologia) concluiu que comer chocolate todo dia pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.
O estudo foi feito através de uma análise dos hábitos de consumo do doce com quase 21 mil britânicos e, depois, cruzados com as informações sobre a saúde de cada voluntário. Entre as pessoas que mais consomem chocolate, 12% desenvolveram alguma doença cardíaca durante o período de análise. Já entre os que declaram não consumi-lo, o índice ficou em 17,4%.
Além disso, foi concluído também que os não-chocólatras analisados tinham um peso médio maior, mais inflamações arteriais, mais casos de diabetes e faziam menos atividades físicas que os ávidos por chocolate.
O especialista da Universidade de Harvard Howard LeWine ressalta, contudo, que esse tipo de estudo observacional não é capaz de comprovar relações de causa e efeito, mas sim de indicar correlações que precisam ser investigadas mais a fundo.
Algumas pesquisas mais antigas já haviam indicado a relação entre chocolates escuros e o efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, contudo esse novo estudo não faz distinção entre essa variedade e a versão ao leite. Ainda assim, os cientistas, que não sabem o porquê de o chocolate parecer estar ligado a um número menor de doenças cardíacas, acreditam que os responsáveis podem ser os flavonoides – antioxidantes presentes nos grãos de cacau, e especialmente encontrados nos chocolates escuros, que também têm menos açúcar e gorduras saturadas.
Por: Ana Paula Ferreira
Fonte: Howard LeWine ,especialista da Universidade de Harvard
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/nutricao/comer-chocolate-todo-dia-pode-diminuir-risco-de-doencas-cardiacas-indica-pesquisa/12208