Começou o ano! 3 passos para resgate da performance e capacidade física
Olhar do profissional sobre seu “gesto esportivo”, aspecto nutricional e avaliação periódica otimizam o resgate da boa performance e capacidade física
Muita gente já começou o ano com atitude esportiva. No entanto, quantos deixam pra dar a largada – pensar na saúde como agente de qualidade de vida – somente após o carnaval? Para os que treinam e gostam de desafios, o calendário de provas – de corrida, pedal e natação – já está definido. Vocês que despertaram – ou ainda vão despertar – devem se programar do ponto de vista físico e médico (o cuidado mais importante). Em geral, uma avaliação anual para os esportes coletivos é suficiente. Para esportes mais intensos, recomenda-se frequência semestral. Aos portadores de alguma doença, a indicação é uma avaliação a cada três ou quatro meses. Se houver uma intercorrência, mesmo que uma simples gripe, recomendamos fazer nova avaliação médica para esportes.
Olhar profissional
Quer resgatar toda sua capacidade física? Um grande conselho muitas vezes negligenciado é procurar um profissional da sua área esportiva, seja ela qual for. O olhar profissional detecta erros, vícios de má postura e enxerga o gesto esportivo como um todo. Um simples “toque” pode aperfeiçoar e muito sua performance.
Aspecto nutricional
Nesse recomeço, outro aspecto de suma importância é o nutricional. Um bom treinamento e depois uma boa prova dependerão fundamentalmente da fonte energética escolhida e dos nutrientes necessários para que seu organismo funcione a contento – sem que seja necessário abusar da suplementação. Aliás, vale lembrar que uma alimentação saudável é decisiva na prevenção de doenças cardiovasculares, para um bom rendimento físico e para se alcançar um envelhecimento saudável.
Avaliação
A avaliação médica de pré-participação esportiva é básica, mesmo que alguns esportistas a achem desnecessária. Dependendo da faixa etária e modalidade esportiva, a avaliação médica de pré-participação esportiva deve ser mais aprofundada.
Um indivíduo de seus 40 anos, que pretende participar de provas mais longas, desde 10 km, meia ou de maratona inteira, precisará de uma avaliação anual especializada que inclua o teste ergométrico, sempre com médico presente na sala de exame, sendo encerrada somente na exaustão. Esse teste baliza suas capacidades numa margem de segurança. Já para um adolescente ativo, que pratica atividades de lazer na escola ou no clube, uma consulta e um eletrocardiograma serão suficientes. Evidentemente, se o médico julgar necessário, exames poderão ser solicitados nessa consulta.
Por:Nabil Ghorayeb
São Paulo
Fonte: NABIL GHORAYEB
Formado em medicina pela FM de Sorocaba PUC-SP, Doutor em Cardiologia pela FMUSP , Chefe da Seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte, Médico Sênior do Grupo Fleury Medicina e Saúde, Coordenador da Clínica CardioEsporte do HCor, CRM SP 157
15 , Prêmio Jabuti de Literatura Ciência e Saúde. www.cardioesporte.com.br
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2017/03/comecou-o-ano-3-passos-para-resgate-da-performance-e-capacidade-fisica.html