Comece a treinar com orientação desde o início para evitar erros
Procurar ajuda de um profissional pode ajudar a sair da inércia mais facilmente
Praticar atividade física é uma questão de saúde e, mesmo assim, muita gente simplesmente não consegue dar o primeiro passo e começar a treinar. Sei o quanto pode ser penoso e difícil por diversas razões, por isso, nessas situações, uma boa estratégia é procurar orientação o quanto antes. A corrida é um esporte democrático e, dependendo da sua disposição, você pode chegar longe. Mas é certo que se alguém que conheça o assunto ajudar, as coisas vão ficar mais organizadas e seguras.
Se estiver sedentário há muito tempo, lembre-se que nesse primeiro momento, as atividades devem ser feitas aos poucos e inseridas de forma gradual na sua semana. É provável que você precise de alguns treinos de caminhada antes de começar a correr. E esses treinos são bons porque queimam calorias de forma eficiente e, aos poucos, vão preparando as suas pernas para correr.
Talvez você se impressione com o seu aumento de disposição logo nas primeiras semanas, e sinta que tem “gás” para aumentar a dificuldade dos treinos. Mas lembre-se que suas pernas levam um pouco mais de tempo para se adaptarem aos treinos do que seu pulmão e coração. Por isso, aumentar a dificuldade mesmo assim, pode se tornar um esforço excessivo para as pernas e a sua motivação inicial acaba se transformando em lesão.
Por: Gustavo Luz — Rio de Janeiro
Fonte: É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições (Foto: EuAtleta)
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2018/10/20/comece-a-treinar-com-orientacao-desde-o-inicio-para-evitar-erros.ghtml