Coma sem culpa nas festas juninas
Nutricionista da Cia. da Consulta ensina como aproveitar essa época do ano da melhor maneira
Assim que começa o mês de junho logo pensamos em ir às festas juninas, especialmente para aproveitar o que elas oferecem de melhor: as comidas típicas. Mas, sabia que você não precisa sair da dieta ou pensar nas horas que vai ter que compensar na academia para aproveitar tudo isso? É possível fazer escolhas mais saudáveis e, ainda assim, deliciosas!
No geral, devemos evitar alimentos ultraprocessados, como a paçoca e a salsicha, por conterem muito açúcar, gordura e sal, além dos alimentos fritos, como o pastel. “O ideal é optar por alimentos que foram feitos na hora, e não aqueles comprados e embalados para o consumo”, comenta a nutricionista da Cia. da Consulta, Sarah Warkentin. Milho verde, pipoca, pinhão, bolos caseiros sem coberturas e amendoim são grandes aliados para aproveitar as festas juninas com moderação.
O milho é uma das melhores opções tanto pela variedade com que pode ser utilizado – bolo de milho, milho na espiga, pipoca, pamonha e tantos outros – quanto pelos benefícios que pode proporcionar. “Este grão não possui glúten, sendo apropriado para indivíduos celíacos, e contém a tiamina, uma vitamina do complexo B importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração”, indica Warkentin. Ela também explica que o milho ainda auxilia no funcionamento do trato gastrointestinal por ser rico em fibras.
Outro prato típico à base de milho que se consome muito em festas juninas é a canjica, mas o ideal é ser cauteloso. Segundo a nutricionista, geralmente ela contém muito açúcar por conta da presença do leite condensado.
Algo que também não pode faltar é o amendoim. A oleaginosa da família das castanhas possui vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco e fibras. “O amendoim é um alimento calórico, pois 100 gramas de amendoim contêm cerca de 560 calorias”, alerta a nutricionista.
Já o pinhão, semente comestível dos pinheiros, é outro alimento bastante comum nas festas juninas. ”É rico em proteínas e fibras, além de ser uma boa fonte de zinco, vitamina B2 e potássio, contribuindo para diversos benefícios na sua saúde”, explica Sarah. Ela indica que 100 gramas de pinhão cozido contêm cerca de 174 calorias.
A festa junina é uma celebração típica brasileira, e você não precisa deixar de aproveitar esses momentos sociais por achar que só vai encontrar tentações. É possível fazer escolhas alimentares inteligentes e conscientes, priorizando as opções mais naturais, sem deixar de aproveitar essa época do ano com a família e amigos.
Por: Por: ciadaconsulta.com.br
Fonte: Sarah Warkentin,nutricionista da Cia. da Consulta
Transcrito: https://www.revistasuplementacao.com.br/materias/detalhes/3917-coma-sem-culpa-nas-festas-juninas.html