Coentro: mais que um tempero, uma erva cheia de benefícios
É verdade que algumas pessoas sentem gosto ruim ao comê-lo. Mas, para a maioria, ele é um ingrediente repleto de sabor e vantagens à saúde
Se você é do Nordeste, nem precisa ser apresentado ao coentro, um clássico de muitos pratos tradicionais da região, hoje já consagrados no Brasil inteiro. Mas a folhinha presente em tantas receitas também é um ingrediente polêmico, que muita gente diz ter “gosto de sabão”, o que provoca incerteza em quem nunca provou a erva aromática.
Pois saiba que, além de um tempero delicioso (para a maioria das pessoas…), o coentro é um produto natural cheio de benefícios, que merece uma consideração especial na cozinha também pelo que tem a oferecer à saúde. Conheça mais sobre essas vantagens.
Quais são os benefícios do coentro
Folhas de coentro – Foto: (Reprodução/Internet)
O coentro tem alto potencial antioxidante, com presença de flavonoides, taninos e carotenoides. Essas substâncias estão associadas a diversos benefícios de longo prazo, como o combate aos radicais livres, o que previne doenças crônicas, os impactos do envelhecimento e até mesmo o desenvolvimento de cânceres.
Os antioxidantes também protegem fígado e do pâncreas, podendo ajudar na saúde de pessoas com diabetes. A folha ainda conta com nutrientes como vitamina A e vitamina C, importantes para o sistema imunológico, e com potássio, que é bom para quem sofre com hipertensão.
Outras substâncias presentes na planta, mais concentradas no óleo essencial produzido a partir do coentro, também estão associadas a um melhor funcionamento do intestino e a um equilíbrio lipídico no organismo, ajudando no manejo dos níveis de colesterol.
No entanto, é sempre fundamental lembrar que nenhum alimento faz milagres isoladamente, e os benefícios do coentro são potencializados quando seu consumo é parte de uma rotina saudável. Isso inclui uma alimentação equilibrada e a prática regular de
exercícios físicos.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
Como inserir o coentro na rotina
A forma mais típica de tornar o coentro um companheiro usual da cozinha é como tempero: seja com a folha fresca ou desidratada, ele se faz presente em preparados de carne e peixes, podendo também aparecer em molhos ou picado em saladas e até misturado a sucos ou outras bebidas.
Outro uso recorrente é na forma de chá. Nesse caso, é possível utilizar as folhas ou até as sementes do coentro, conforme o gosto da pessoa. Utilize o equivalente a uma colher de sopa para cada 250 mililitros de água fervente, deixe fazer a infusão por cerca de 2 a 5 minutos e depois sirva – não esqueça de coar antes.
Por que o coentro tem gosto de sabão?
Se você é do grupo que odeia coentro e acha que ele tem gosto de sabão, saiba que existe uma explicação para isso. Não é coisa da sua cabeça e nem problema da erva, mas uma peculiaridade genética que faz algumas pessoas sentirem o cheiro da planta de forma diferente, semelhante a um produto químico (ou sabão), o que afeta também a percepção do gosto.
Acredita-se que até 20% das pessoas possam ter essa alteração que dificulta a apreciação do coentro. Nesses casos, não há muito o que fazer. Alguns estudos até sugerem que a exposição continuada à erva pode reduzir essa resistência, mas muitas pessoas jamais conseguem superar o incômodo com o odor e sabor.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp Face Book e Telegram
Por: Maurício Brum
Fonte: Veja Saúde
Transcrito: https://saude.abril.com.br/alimentacao/coentro-mais-que-um-tempero-uma-erva-cheia-de-beneficios/#google_vignette