Coco: hidrata, repõe minerais e substitui o isotônico
O Brasil está entre os maiores produtores de coco do mundo e o consumo só cresce. Vem conhecer os benefícios da fruta e aprenda a fazer uma granola caseira com óleo de coco.
Ele hidrata, repõe mineiras e substitui naturalmente o isotônico. Estamos falando do coco! O Brasil está entre os maiores produtores de coco do mundo e o consumo só cresce. O Bem Estar desta quinta-feira (21) conversou com a nutricionista Erika Rodrigues sobre os benefícios da fruta e ela também passou uma receita de granola caseira com óleo de coco (veja no final da reportagem).
A maior parte do coco verde que circula do Brasil vem do Nordeste – 80% da produção. Todos os anos, 1,6 bilhão de frutos do coco chegam ao mercado em forma de água. Fora da casca, a água de coco é vendida em várias embalagens e é diferente em cada uma.
E claro, a água pura do coco nem sempre chega para o consumidor. A legislação brasileira permite até 1% de açúcar para padronização e, nem sempre, a água vai do coco direto para embalagem.
Quando aparece nos ingredientes “água de coco reconstituída” significa que o que tem na caixinha foi feito com uma mistura de água de coco desidratada, que geralmente vem da Ásia, e água potável. Essa mistura também é liberada pela lei brasileira. De acordo com o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil, a água reconstituída geralmente é retirada do coco já seco.
Granola caseira com óleo de coco
.3 xícaras (chá) de aveia em flocos
.1 xícara (chá) de mix de oleaginosas (amêndoas, semente de abóbora sem casca, semente de girassol)3 colheres (sopa) de óleo de coco
0,5 xícara (chá) de mel
.2 colheres (sopa) de semente de linhaça
.1 colher (chá) de canela em pó, noz moscada (opcional)
.1 xícara (chá) de uva passa ou lascas de coco seco
.1 pitada de sal
.1 colher de chá de essência de baunilha
Em uma panela aqueça o mel e óleo de coco para torna-los mais líquidos. Adicione a essência de baunilha e tire do fogo. Misture todos os ingredientes com exceção da uva passa. Leve ao forno por cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando. Ideal utilizar forma larga e manter uma camada fina de granola para dourar por igual. Retire do forno e acrescente as uvas passas.
A granola pode ser conservada em geladeira por até seis meses. Os ingredientes podem ser substituídos. Você pode usar a granola no iogurte, leite, frutas.
Por: G1 — São Paulo
Fonte: Erika Rodrigues, nutricionista
Transcrito: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/02/21/coco-hidrata-repoe-minerais-e-substitui-o-isotonico.ghtml