NotíciasNutrição

Chutou o balde? Confira dicas para retomar a dieta após a Páscoa

Nutricionistas apresentam dicas e falam as razões que dificultam a volta à rotina após feriados

A Páscoa é um momento para nos reunirmos com aqueles que amamos, e em meio às comemorações é comum deixar a dieta de lado. Porém, nada está perdido! Nesse retorno à rotina após o feriado é fundamental manter a calma e não tentar compensar o que foi feito ao longo dos dias de pausa. Os nutricionistas André Araújo e Beatriz Souza falam sobre o tema.

– O corpo não funciona no modo de saldo positivo e negativo, e tentar compensar com restrição ou exagero nos treinos só piora a relação com a comida, gerando culpa, compulsão alimentar e fazendo com que vire um ciclo, até porque sempre terão datas comemorativas. O mais importante é voltar ao normal – aponta Beatriz.

A profissional afirma que não adianta entrar em desespero, e o mais indicado é simplesmente retornar à vida normal.

– Indico sempre a não subir em balanças pós feriados, pois nem todo peso é gordura, podendo ser retenção, intestino preso ou diversos fatores. Hidratação ajuda muito a desinchar e regular o intestino. Mas o principal é voltar à vida normal, comendo comida, arroz, feijão, salada e proteínas, frutas ricas em água, como melancia, morango, melão, e não pular refeições ou fazer jejum prolongado – diz ela.

 Mulher se hidrata enquanto treina | Foto:(Reprodução/Internet)

André também reforça que a melhor forma de se cuidar após o feriado é retornando à rotina.

– Querer ficar grandes períodos na academia ou só cortar o carbo da alimentação não adianta. É preciso caprichar na hidratação e na alimentação, fazer um treino menos estressante para o corpo, consumir fibras, investir nos legumes, proteínas magras, proporcionar as refeições… Tudo isso vai ajudar a desinchar o corpo e voltar para o “normal”- comenta André Araújo

Os nutricionistas lembram ainda que a principal dificuldade para retornarmos à dieta após períodos “livres” – em especial na Páscoa, marcada pelos chocolates – é consequência de seguirmos dietas extremamente restritivas, que acabam gerando maiores problemas, e que isso não deve ser confundido com uma alimentação saudável.

– Normalmente as pessoas têm dificuldade em entender essa diferença, entre uma dieta restritiva e uma alimentação saudável, e acabam fazendo restrições desnecessárias. Assim, quando aparece a possibilidade de comer alimentos fora da rotina, acabam ”perdendo a linha” e comendo sem limites, resultando no exagero. Além disso, feriados envolvem comida afetiva, em alguns casos tem importância religiosa e servem também para o descanso, e voltar pra rotina é lembrar de trabalhar, acordar cedo, e para quem não tem uma rotina planejada, o feriado pode ser um refúgio. Por isso é tão importante construir uma alimentação saudável todos os dias, criar rotina e hábitos mais saudáveis, assim o retorno não fica tão cansativo – destaca Beatriz.

– É fácil sair da dieta quando temos uma rotina muito restrita. Quando mantemos uma alimentação gostosa, quando gostamos da nossa dieta, tendo um pãozinho, um chocolatinho diário, acaba ficando mais fácil retornar para a rotina, sem aquela apreensão. Assim fica mais tranquilo, mais leve voltar para a dieta, tendo uma relação mais saudável com a comida a partir de uma dieta equilibrada e bem organizada – conclui André.

Por isso, para ajudar na volta à rotina, os nutricionistas separaram algumas dicas que vão facilitar a sua vida após a Páscoa. Confira a seguir!

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Dicas dos Nutris

– Capriche na água

Ajuste a ingestão com um cálculo rápido, estipulando cerca de 40ml por quilo corporal. Quem pesa 70kg, por exemplo, deve consumir aproximadamente 2,8L de água nesses dias.

– consuma frutas e vegetais

Inclua de 2 a 3 porções de salada e legumes, cerca de 200g, no almoço e no jantar. Além disso, consuma ao menos 2 frutas no dia, de preferência uma de manhã, e outra de tarde.

– Não corte o carboidrato

Arroz com feijão, pão integral, aveia e frutas são fontes de fibras importantes para ajudar a desinchar o corpo após a páscoa.

– Evite beliscar o que sobrou de doces do feriado

Ao invés disso, adicione-os de maneira estratégica na dieta. Um exemplo é incluir 20g de chocolate para comer após o almoço ou antes dos treinos.

– Planeje as refeições da semana

Ter opções saudáveis prontas facilita o retorno à rotina.

– chás diuréticos ajudam

Chás como hibisco e chá verde são ótimos para ajudar a retirar a retenção de líquidos, melhorando a sensação de inchaço.

– Faça atividade física e regule o seu sono

Treinos de cardio de pelo menos 30 minutos auxiliam na eliminação da retenção de líquido. Além disso, esses itens são muito importantes para regulação intestinal, melhora da percepção de fome e saciedade, auxiliando na regulação de alguns hormônios essenciais para manter uma vida ativa e saudável!

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Nalu Dias, para o EU Atleta — Ribeirão Preto, SP

Fonte: André Araújo é nutricionista graduado pela PUC-Campinas, com atuação em consultório há 5 anos. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (Uniguaçu) e Nutrição Esportiva Funcional (VP). Especialista em Nutrição Esportiva (Coimbra Academy) e Nutrição Esportiva Avançada (Barça Universitas – Espanha).

Beatriz Souza é nutricionista formada na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, pós-graduada em Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP/RP). Especialista em emagrecimento.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/reportagem/2025/04/21/c-chutou-o-balde-confira-dicas-para-retomar-a-dieta-apos-a-pascoa.ghtml

Deixe uma resposta