NotíciasSaúde em Foco

Chupar limão faz bem ou mal? Emagrece?

Prejudica o estômago? Melhora a imunidade? Médica e nutricionista explicam benefícios, verdades, mentiras e cuidados no consumo da fruta

Muitos espectadores se surpreenderam ao assistir a ex-sister Barbara Heck chupando limão tranquilamente sem fazer careta, há algumas semanas, no BBB 22. E se perguntaram: há algum benefício em chupar limão? E faz mal para o estômago? Conversamos com duas especialistas para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a fruta.

Benefícios

O limão é uma fruta possui vitaminas e minerais e é rico em:

Foto: Reprodução/Internet

– Vitamina C – Antioxidante e muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico e a saúde da pele;

– Potássio – Ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial e tem efeitos positivos na saúde do coração;

– Vitamina B6 – Atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo e participa da produção de energia, já que tem importante função no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas;

– Limoneno – Composto ativo que tem efeitos anti-inflamatórios e ajuda na prevenção de úlceras estomacais e duodenais;

– Flavonóides – Assim como o potássio, tem propriedades anti-hipertensivas. Exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo de sangue;

– Ácido cítrico – Se você tem problemas com pedras nos rins, o limão é um excelente aliado, já que aumenta o citrato urinário e diminui a taxa de formação de cálculos renais;

– Pectina – Fibra solúvel que ajuda no trânsito intestinal;

– Outros compostos bioativos com propriedades antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento precoce e evitam o surgimento de rugas.

Por tudo isso, no geral, o limão, seja puro ou misturado com água, faz bem para a saúde. Mas é claro que nada em exagero é bom. E no caso do limão, pessoas que já têm algum problema estomacal devem ter atenção, assim como quem sofre com dentes sensíveis. Entenda abaixo.

Mitos e verdades

Ajuda no emagrecimento?

Apesar de muita gente acreditar que chupar limão ou beber água com limão ajuda na queima de gordura, a nutróloga esportiva Raquel Menezes explica que isso é um mito.

– A água com limão tem poucas calorias, é rica em fibras, contribui para controlar a fome mas não substitui a necessidade de fazer uma dieta com déficit calórico nem a prática regular de exercício físico. Apesar de o limão não aumentar a queima de gordura do corpo, é água com limão é rica em nutrientes antioxidantes que ajudam o organismo a eliminar toxinas, facilitando o processo de perda de peso. Ajuda a limpar o paladar e diminui a vontade de comer alimentos doces, podendo ser consumida a qualquer momento ao longo do dia, não apenas em jejum – explica Menezes.

Faz mal para o estômago?

Mito até certo ponto. Ao contrário do que muita gente pensa, o limão, apesar de ser uma fruta ácida, não faz mal para o estômago, em princípio. A fruta é rica em polifenóis, substância presente em diversos alimentos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, o limão ajuda a retardar a digestão de açúcares e amidos consumidos nas refeições e também colabora no funcionamento intestinal. Isso porque a fruta tem pectina, uma fibra solúvel que tem ação probiótica. O suco do limão também estimula a produção de enzimas digestivas e a bile, que é uma substância produzida pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras.

Mas a nutróloga esportiva Raquel Menezes comenta que o limão deve ser consumido com precaução por pessoas que já possuem histórico de problemas digestivos. Ou seja, ele não causa problemas digestivos, mas pode agravar seus sintomas em algumas pessoas devido à sua acidez, que pode irritar o estômago.

– Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta. Embora frutas cítricas não causem estes sintomas, podem causar irritações no estômago ou intestino de algumas pessoas – explica Raquel.

A nutricionista Adriana Stavro recomenda que as pessoas que sentem desconforto estomacal ao consumir frutas cítricas devem optar por outras frutas de fácil digestão, como melão, melancia, maçã ou pêssego, por exemplo.

– Não só o limão, mas todas as frutas cítricas, como laranja, abacaxi, tangerina, kiwi e acerola, são ricas em ácidos e podem aumentar a acidez do estômago. Isso acarreta no relaxamento do esfíncter esofágico, o que faz com que o ácido do estômago suba para o esôfago, piorando os sintomas de azia e queimação. Porém é importante avaliar individualmente cada caso – explica Adriana.

Faz mal para os dentes?

Depende. A nutricionista alerta que pessoas que possuem esmalte dos dentes enfraquecido, o que aumenta a sensibilidade a alimentos quentes ou gelados, por exemplo, ou pessoas com risco de problemas dentários devem conversar com seu dentista antes de consumir a fruta com frequência. A acidez do limão pode contribuir com um desgaste do esmalte do dente, causando erosão ácida. Por isso, é importante também fazer a higienização bucal correta após consumir a fruta: aguarde 30 minutos depois de consumir qualquer fruta cítrica e, então, escove seus dentes. Beba água depois de chupar o limão ou uma laranja e antes de fazer a escovação, que não deve ser feita logo em seguida para evitar a erosão do esmalte.

O limão é rico em polifenóis, substância presente em diversos alimentos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias — Foto: Reprodução/Internet

Limão em jejum faz bem?

Verdade. Raquel Menezes comenta que chupar o limão ou beber seu suco em jejum é benéfico pois ele age ajudando o fígado em seu trabalho de detoxificação hepática; ou seja, o limão faz bem ao fígado, que atua eliminando as toxinas do nosso organismo.

Ajuda a evitar anemia?

Outra verdade. Limão não contém ferro, tão importante para o combate à anemia, mas compensa por ser rico em vitamina C. E o que uma coisa tem a ver com a outra? É que a vitamina C ajuda na absorção do ferro presente nas carnes, vegetais verde-escuros, feijão e outros alimentos, aumentando a absorção do mineral pelo intestino delgado. Assim, consumir limão frequentemente é importante para diminuir o risco de anemia por deficiência de ferro.

A nutróloga recomenda beber água com limão logo após as principais refeições do dia. Vai comer couve ou feijão? Pode beber em seguida uma pequena quantidade de água com limão ou mesmo chupar limão para ajudar na absorção do ferro.

– Após almoço e jantar, tomar uma pequena quantidade auxilia na digestão. É importante para quem tem anemia ferropriva, pois auxilia na absorção do ferro – explica a nutróloga.

nutricionista Adriana Stavro recomenda a ingestão de 200 ml de suco de limão puro por dia para garantir a quantidade recomendada de vitamina C para adultos. Como é difícil medir essa quantidade ao se chupar limão, ele pode ser espremido e diluído em 250 a 350 ml de água, sem a adição de açúcar.

Ajuda quem pratica atividades físicas?

Não exatamente, mas indiretamente é um aliado, já que auxilia na imunidade, evitando que a pessoa fique doente e precise se afastar dos treinos. Outro ponto importante é que a fruta pode auxiliar na hidratação, já que dá um gostinho diferente para a água e torna mais fácil a tarefa de ingerir a quantidade ideal de água por dia. E como explicado pelos especialistas anteriormente, o limão auxilia no processo digestivo, então se o atleta possui uma digestão lenta, que gera um desconforto antes de treinar, o limão pode ajudar nesta tarefa.

Por: Juliana Baptista, para o Eu Atleta — São Paulo

Fonte: Raquel Menezes – Médica nutróloga. Especialista em emagrecimento, performance esportiva, reeducação alimentar, longevidade e distúrbios metabólicos em geral.

Adriana Stavro – Nutricionista e pós-graduada em doenças crônicas não transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Possui também pós-graduação em nutrição clínica funcional e fitoterapia.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2022/03/02/chupar-limao-faz-bem-ou-mal-emagrece.ghtml

Deixe uma resposta