Chá de quebra-pedra funciona? Para que serve e como fazer
Especialista em nutrição celular lista benefícios e contraindicações do chá e ensina como fazer; nefrologista revela se bebida realmente quebra os cálculos renais
O chá de quebra-pedra é produzido a partir de uma planta medicinal conhecida como quebra-pedra (Phyllanthus niruri). Ele é apontado como excelente aliado da saúde renal, embora, sozinho, não tenha o poder de quebrar cálculos renais. Confira, nesta reportagem, para que serve o chá de quebra-pedra, quais são as contraindicações e como fazê-lo.
De acordo com o médico clínico Ivan Assis, especialista em nutrição celular, o chá de quebra-pedra auxilia e previne infecções urinárias e ajuda contra as pedras nos rins, por possuir propriedades diuréticas e anti-inflamatórias e melhorar a hidratação do corpo.
Entretanto, o chá não deve ser utilizado como único meio para prevenção e tratamento de cálculo renal, devendo sempre haver acompanhamento médico.
Para que serve o chá de quebra-pedra
Phyllanthus niruri é a planta utilizada para produção do chá quebra-pedra – Foto: (Reprodução/Internet)
O chá de quebra-pedra não deve substituir o tratamento médico convencional, mas pode ser utilizado como complemento natural.
Os benefícios do chá de quebra-pedra são os seguintes:
– Ajuda no combate a cálculos renais: como auxilia na hidratação, o chá de quebra-pedra ajuda no crescimento ou aparecimento de cálculos renais;
– Previne e auxilia infecções urinárias: devido às propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, colabora para prevenção e tratamento de infecções urinárias;
– Age na saúde hepática e biliar: evita a toxicidade do fígado e auxilia no combate ao vírus da hepatite B, além de ajudar a prevenir pedras na vesícula biliar;
– Atua contra a pressão alta: o uso do chá pode trazer equilíbrio contra a hipertensão arterial pelo efeito diurético;
– Auxilia contra as dores: por se produzido a partir de uma planta com ação analgésica, o chá de quebra-pedra alivia dores;
– Auxilia no controle da diabetes: possui extratos aquosos que funcionam como hipoglicemiante;
– Combate os radicais livres: possui efeito antioxidante, combatendo os radicais livres que atacam as células do corpo;
– Auxilia no sistema digestivo: ajuda a melhorar a microbiota intestinal pelo efeito anti-inflamatório, auxiliando contra diarreias e intestino preso.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Chá de quebra-pedra atua contra cálculo renal?
Apesar do nome sugestivo, é mito que o chá quebra os cálculos renais, segundo a médica nefrologista Tamires Piraciaba.
– O chá de quebra-pedra não quebra os cálculos renais. Ele, contudo, tem propriedades que auxiliam para que a pedra pare de crescer, além de fornecer água e contribuir para a hidratação, principal fator inibidor de sua formação – revela a nefrologista.
– Não há comprimido ou chá que quebre as pedras já formadas. Há inúmeras causas para cálculo renal e elas devem ser investigadas por médico nefrologista – orienta a médica.
Receita do chá de quebra-pedra
Chá quebra-pedra – Foto: (Reprodução/Internet)
Ingredientes:
– 1 litro de água;
– 20g de quebra-pedra.
Modo de preparo:
1. Ferva a quantidade de água indicada e acrescente as folhas;
2. Coe o líquido para remover resquícios de galhos ou das próprias folhas;
3. Deixe o líquido repousando por, no mínimo, 10 minutos, e estará pronto para o consumo.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Contraindicações e efeitos colaterais do chá de quebra-pedra
Apesar dos benefícios do chá de quebra-pedra, é importante tomar cuidados. Ivan não recomenda a ingestão da bebida por crianças, gestantes e lactantes.
– Pessoas com graves problemas renais e cardíacos também devem ter cuidado com o chá. Além disso, sempre é recomendado o uso do chá com avaliação médica e nutricional – explica o médico.
De qualquer maneira, o consumo por mais de duas semanas seguidas é contraindicado, pois pode desencadear intoxicação.
O médico ainda aponta os efeitos colaterais mais comuns do chá: diarreia, vômitos e dores de cabeça. Ele conta que, caso o paciente apresente esses sintomas, o uso da bebida deve ser interrompido.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo
Fonte: Ivan Assis (@dr.ivan.assis) é médico clínico, especialista em nutrição celular e membro da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular (ABMO).
Tamires Piraciaba (@tamirespiraciaba) é médica nefrologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2024/03/26/c-cha-de-quebra-pedra-funciona-para-que-serve-e-como-fazer.ghtml