Carboidrato antes de dormir engorda?
Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli respondem e explicam estudo que avaliou o consumo de três tipos de nutrientes antes de ir para cama
“Comer carboidrato antes de dormir engorda”. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou até mesmo proferiu essa frase. Mas será que é verdade? O mito de que comer antes de dormir engorda há muitos anos dita rotinas entre aqueles que desejam emagrecer. Porém, a verdade é que não é o que você come que te faz engordar, mas sim o quanto você come (e o quanto gasta). Uma caixa de bombons tem o mesmo numero da calorias em qualquer hora do dia!
O que faz engordar não é o que você come que te faz engordar, mas sim o quanto você come e o quanto você gasta Foto: Internet
Um estudo de 2014 realizado com mulheres obesas mostrou exatamente isso. No estudo, que durou quatro semanas, trinta (30) minutos antes de dormir cada grupo de voluntárias consumiu um dos seguintes três diferentes tipos de nutrientes: whey protein (proteína), caseína (proteína) ou carboidrato, todos com valor calórico entre 140 e 150 calorias por porção. As voluntárias foram também submetidas a três sessões semanais de treinamento físico compostas de duas sessões de treinamento resistido e uma sessão de HIIT (High Intensity Interval Training).
Ao final do estudo, os autores verificaram que, em resposta ao exercício, todas as voluntárias apresentaram melhora da composição corporal, perdendo gordura e aumentando a massa muscular. Além disso elas também ganharam força. Ou seja, o consumo de carboidrato ou de proteína antes de dormir não interferiu com os benefícios provenientes do exercício. Entretanto, o consumo de caseína (mais do que o whey protein e o carboidrato) proporcionou mais saciedade na manhã seguinte, tanto antes quanto após as sessões de treinos.
Portanto, podemos perceber que não é o que comemos ou quando (em que momento) comemos que nos faz engordar e sim a quantidade de calorias que ingerimos ao longo do dia. Ou seja, ganhar, perder ou manter o peso depende muito da balança calórica.
O fato é que é muito fácil não perceber o quanto de calorias estamos ingerindo, especialmente à noite, quando estamos tentando relaxar após um longo dia de trabalho e atividades do cotidiano. É o momento em que tendemos a procurar por alimentos que nos proporcionam mais conforto, como doces, chocolates, sorvetes, queijos etc, que são alimentos mais densos em calorias.
Por outro lado, voltando ao estudo, não podemos deixar de valorizar outro dado extremamente valioso dessa pesquisa que é o fato de que o consumo de caseína (proteína da parte sólida do leite) antes de dormir contribui para o aumento da saciedade na manhã seguinte, o que torna esse nutriente um excelente aliado em dietas de emagrecimento.
Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Califórnia, EUA
Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2021/03/16/carboidrato-antes-de-dormir-engorda.ghtml