Cansaço pode ser sintoma de anemia: veja causas da deficiência de ferro
Médico Luis Fernando Correia explica que fadiga, tontura, falta de ar e mãos ou pés frios são sinais e que homens e mulheres com mais de 50 anos precisam de 8 miligramas de ferro por dia
Com o calor avassalador que todos vêm enfrentando, é quase natural sentir muito cansaço. Além disso, as horas a fio no transporte público podem deixar o corpo moído e a sensação de esforço ainda maior. E um simples treino aeróbico pode ser motivo de exaustão. Mas o cansaço excessivo, mesmo nestas situações, pode estar relacionado a outro fato: a anemia por deficiência de ferro.
Um em cada seis adultos com mais de 65 anos tem anemia, condição causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente para transportar oxigênio por todo o corpo. Na maioria das vezes, o problema aparece devido à falta do ferro necessário para produzir essas células, e existem alguns motivos para isso acontecer:
Foto ( Reprodução/Internet )
– Problemas gastrointestinais podem impedir que o corpo obtenha ferro dos alimentos. A questão é que, à medida que se envelhece, as células do revestimento do estômago podem morrer, e a pessoa passa a não absorve o ferro adequadamente;
– Alguns medicamentos, como os para refluxo, também podem interferir no metabolismo do ferro. De acordo com um estudo deste ano de 2023, do National Institutes of Health and Australian National Health and Medical Research Council, publicado no Annals of Internal Medicine, o uso diário de aspirina em baixas doses aumenta o risco de anemia em 20% em adultos mais velhos, pois o medicamento pode causar sangramento gastrointestinal e reduzir os níveis de ferro pela perda de sangue;
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
– Algumas outras condições comuns em adultos mais velhos – como úlceras, pólipos de cólon e câncer – também podem causar hemorragia interna.
Quanto de ferro precisamos?
A diferença de concentração de glóbulos vermelhos no sangue normal e no sangue com anemia — Foto: Istock Getty Images
Homens e mulheres com mais de 50 anos precisam de 8 miligramas de ferro por dia. A maioria dos adultos obtém essa quantidade através da dieta. Mas veganos e vegetarianos podem precisar de até 15mg, pois o corpo absorve apenas 1 a 10% do ferro de plantas e alimentos enriquecidos com ferro, em comparação com 25 a 30% do ferro das carnes, peixes e aves.
Para ajudar na absorção do ferro dos vegetais, é importante consumir alimentos com vitamina C (como frutas cítricas, tomates, pimentões e brócolis) na mesma refeição. A pesquisa sugere que isso pode ajudar a obter até sete vezes mais ferro de fontes vegetais.
Cafés e chás, por outro lado, reduzem a absorção de ferro. Os antioxidantes presentes nessas bebidas – os polifenóis –, podem se ligar ao ferro e impedir a entrada na corrente sanguínea. A dica é não consumir essas bebidas uma hora ou mais antes das refeições.
E quem deve usar suplemento de ferro?
Cansaço é um sintoma importante da anemia — Foto: ( Reprodução/Internet )
Primeiro é importante consultar o médico, pois há outros tipos de anemia e os suplementos podem mascarar os sintomas. Isso pode atrasar o diagnóstico de qualquer outro tipo. Além disso, a longo prazo, o ferro pode se acumular e danificar órgãos onde fica armazenado, como fígado ou coração. A investigação também relacionou a sobrecarga de ferro ao risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer.
Se houver suspeita de baixo teor de ferro ou algum sinal de anemia, como fadiga, tontura, falta de ar e mãos ou pés frios, é importante procurar um médico.
O diagnóstico é feito basicamente através de exames de sangue: “Inicialmente, é importante solicitar um hemograma, onde a contagem dos glóbulos vermelhos (hemácias) pode ser a primeira indicação de que há anemia. A partir do hemograma, pode ser necessário o encaminhamento a um hematologista para que seja identificado o tipo e a causa do problema”, explica Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico.
Compartilhe essa matéria
Por: Luis Fernando Correia – Washington, D.C.
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/11/28/cansaco-pode-ser-sintoma-de-anemia-veja-causas-da-deficiencia-de-ferro.ghtml