Caminhar a mais de 4 km/h reduz risco de diabetes tipo 2 em pelo menos 15%
Estudo sugere que cada aumento de 1km/h na velocidade está associado a uma redução adicional de risco de 9%: médico Luis Fernando Correia explica
Caminhar a uma velocidade de mais de 4 km por hora está associado a um risco significativamente menor de diabetes tipo 2. Este é o resultado de uma análise de dados agrupados de evidências disponíveis, um estudo publicado online no British Journal of Sports Medicine. Os resultados sugerem que quanto maior a velocidade, menor o risco, e cada aumento de 1km na velocidade está associado a uma redução de 9% no risco.
Em todo o mundo, o número de adultos com diabetes tipo 2 é de 537 milhões, mas a expectativa é de que, até 2045, chegue a 783 milhões. Os pesquisadores analisaram dez estudos de longo prazo, publicados até maio de 2023, que incluíram períodos de monitoramento que variaram de 3 a 11 anos, com um total de 508.121 adultos dos Estados Unidos, Japão e Reino Unido.
A análise mostrou que, em comparação com caminhar a menos de 3 km/h:
Caminhar a mais de 4 km/h reduz o risco de diabetes em 15% – Foto: ( Reprodução/Internet )
– Uma velocidade média ou normal de caminhada de 3,2 a 5 km/h foi associada a um risco 15% menor de diabetes tipo 2, independentemente do tempo gasto caminhando;
– Da mesma forma, caminhar a 5 a 6 km/h foi associado a um risco 24% menor de diabetes tipo 2;
– Caminhada rápida a uma velocidade superior a 6 km/h reduz o risco em cerca de 39%, o que equivale a menos 2,24 casos de diabs tipoete 2 em cada 100 pessoas.
Outro fator que foi considerado pelos pesquisadores é o fato de que as pessoas que andam mais rápido podem ter maior probabilidade de serem fisicamente ativas e ter melhor aptidão cardiorrespiratória, maior massa muscular e melhor estado geral de saúde.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
A velocidade de caminhada é um indicador importante da saúde geral e um indicador-chave da capacidade funcional: uma velocidade de caminhada mais rápida está associada a uma melhor aptidão cardiorrespiratória e força muscular, ambas ligadas ao risco de diabetes, além de ajudar na para perda de peso, o que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina.
Segundo Rodrigo Lamounier, diretor do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) aumentar o ritmo da marcha é realmente um diferencial para melhorar os padrões de saúde. “Entretanto, é preciso cuidado, especialmente com os idosos, pois caminhar rápido pode significar maior risco de queda e isso deve ser avaliado com cuidado durante a orientação”, alerta o endocrinologista.
Compartilhe essa matéria
Por: Luis Fernando Correia
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/12/01/caminhar-a-mais-de-4-kmh-reduz-risco-de-diabetes-tipo-2-em-pelo-menos-15percent.ghtml