Caminhar 10 minutos por dia aumenta a longevidade de idosos
Pesquisa indica atividade moderada ou intensa como fundamental para a diminuição dos riscos de todas as causas e mortalidade cardiovascular entre adultos com 85 anos ou mais
Uma hora de caminhada por semana ou 10 minutos por 6 dias, está associada a maior longevidade em pessoas com 85 anos ou mais, de acordo com pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Cardiologia, em Barcelona, no dia 24 de agosto de 2022.
Independentemente da idade, os adultos são aconselhados a fazer pelo menos 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente. No entanto, em adultos, o tempo sedentário tende a aumentar com a idade, enquanto a quantidade da atividade física diminui. E a pandemia veio e vem contribuindo para esse maior número de sedentários, sendo motivo de preocupação de autoridades médicas.
Foto: Reprodução/Internet
Este estudo examinou a associação entre caminhar e os riscos de todas as causas e mortalidade cardiovascular entre adultos com 85 anos ou mais. Os pesquisadores usaram informações do banco de dados sênior do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia do Sul (NHIS). O estudo incluiu 7.047 adultos com 85 anos ou mais que foram submetidos ao Programa Nacional de Triagem de Saúde da Coreia em 2009 a 2014. Os participantes preencheram um questionário sobre atividade física no lazer que perguntou o tempo gasto semanalmente em caminhadas em ritmo lento, intensidade moderada, atividades como ciclismo e caminhada rápida, e atividade de intensidade vigorosa, como corrida.
A média de idade dos participantes foi de 87 anos, e 4.813 (68,3%) eram mulheres. Os participantes preencheram questionários sobre o tempo dedicado a atividades de lazer por semana, como caminhada em ritmo lento, atividade moderada (como ciclismo ou caminhada rápida) e atividade vigorosa (como corrida). Os que caminharam em ritmo lento por pelo menos uma hora por semana tiveram uma redução de 40% do risco de morte por todas as causas e redução de 39% do risco de morte de origem cardiovascular, em comparação aos participantes inativos.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Caminhar estava associado a uma menor probabilidade de morte em adultos mais velhos, independentemente de eles praticarem ou não alguma atividade física de intensidade moderada a vigorosa. Identificar a quantidade mínima de exercício que pode beneficiar os idosos é uma meta importante, pois os níveis de atividade recomendados podem ser difíceis de alcançar. O estudo indica que caminhar apenas uma hora por semana é vantajoso para pessoas com 85 anos ou mais em comparação com estar completamente inativo.
Logo, caminhar 10 minutos por dia da semana poder ter um grande impacto grandioso na mortalidade dessa faixa da população, sendo assim, não podemos ficar parados.
Por: Mateus Freitas Teixeira – Rio de Janeiro
Fonte: Mateus Freitas Teixeira, Cardiologista do Vasco da Gama, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2022/08/31/caminhar-10-minutos-por-dia-aumenta-a-longevidade-de-idosos.ghtml