NotíciasSaúde em Foco

Café faz mal para quem tem pressão alta? Entenda

Confira o que dizem especialistas e estudos sobre o efeito da cafeína na pressão arterial

Queridinho do brasileiro, o café é uma das bebidas mais consumidas no país e, apesar de provocar aumento isolado da pressão arterial em doses excessivas, não faz mal para quem tem pressão alta, de acordo com especialistas e estudos. Contudo, há pesquisas que alertam para o oposto: o consumo exagerado faz o café deixar de ser benéfico para a saúde para colaborar com a elevação da pressão arterial a longo prazo para quem possui predisposição à doença. De qualquer maneira,

Segundo a nutróloga Natália Bandeira, o medo de que o café seja ruim para hipertensão vem da cafeína, que, quando utilizada isoladamente e em doses altas, pode elevar a pressão arterial temporariamente. No entanto, a cafeína não está isolada no café.

Café tem benefícios para a saúde, mas traz malefícios se consumido em excesso – Foto: (Reprodução/Internet)

– A presença de ativos como polifenóis, magnésio e potássio, por exemplo, pode explicar o fato de a cafeína do café não alterar a pressão como a cafeína isolada – explica a nutróloga.

O café comum contém cerca de 80mg de cafeína a cada 100ml e o café expresso possui mais, em torno de 130mg em 100ml. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza que o consumo diário de cafeína seja de no máximo 400mg, o que dá em torno de três xícaras de café de 240ml. É bom lembrar que, nessa conta da Anvisa, devem entrar outros alimentos e bebidas que também contêm cafeína.

Uma pesquisa de 2023 do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelou que 29% dos brasileiros bebem 6 xícaras ou mais de 50ml café por dia (300ml), enquanto 46% consomem de 3 a 5 xícaras diárias (150ml a 250ml).

O cardiologista Fernando Lamego reforça que o café pode aumentar temporariamente a pressão arterial devido à cafeína, mas não está diretamente associado ao desenvolvimento de pressão alta a longo prazo.

Um estudo publicado no “The New England Journal of Medicine” em 2020 defende que “nenhum efeito substancial sobre a pressão arterial foi encontrado em ensaios com café com cafeína, mesmo entre pessoas com hipertensão, possivelmente porque outros componentes do café, como o ácido clorogênico, neutralizam o efeito da cafeína no aumento da pressão arterial”.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

– Essa dúvida surge porque a cafeína pode estimular o sistema nervoso central, aumentando temporariamente a pressão arterial. No entanto, estudos sugerem que o consumo moderado de café geralmente não causa problemas para pessoas com pressão alta, embora indivíduos sensíveis à cafeína possam notar aumento temporário na pressão arterial após consumi-lo – comenta o cardiologista.

Para o médico, não há malefício quando algo é consumido com moderação e acompanhamento regular de profissional de saúde.

Na verdade, a pesquisa da revista científica inglesa indica que o consumo moderado de café está associado a uma redução no risco de doenças cardiovasculares.

Benefícios de até 3 xícaras de café:

Foto: (Reprodução/Internet)

– Reduz o estresse oxidativo;

– Melhora o microbioma intestinal;

– Modula o metabolismo da glicose e da gordura.

Os resultados das pesquisas, todavia, não são consenso. Há estudos que, por outro lado, apontam que doses excessivas de café podem, sim, fazer mal para quem já tem a pressão alta.

Uma pesquisa publicada na revista SchiElo Brasil ressalta que, “por vezes, é difícil obter evidências concretas relativamente aos efeitos desta bebida na saúde do consumidor. Muitos resultados são inconclusivos. A enorme variabilidade interindividual e a preferência por diferentes tipos de bebidas de café, com variações desde as espécies (arábica e/ou robusta), graus de torra e moagem e método de preparação da mesma, dificultam frequentemente a comparação entre os variados estudos”.

Em 2019, a revista “Clinical Nutrition” divulgou um estudo da Universidade de São Paulo (USP) indicando que o consumo acima de 3 xícaras de café pode causar pressão alta em pessoas predispostas a desenvolver hipertensão. Foram considerados como pressão arterial elevada valores acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg).

Nos voluntários do estudo com pontuação mais elevada (escore genético de risco) e consumo diário superior a 3 xícaras, a chance de pressão alta chegou a ser quatro vezes maior do que a de pessoas sem predisposição genética.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Malefícios do café para consumo acima de 3 xícaras:

– arritmia;

– agitação;

– irritabilidade;

– nervosismo;

– insônia.

Para o cardiologista Camillo Junqueira, assim como o álcool, o café, em baixas doses, de até 720ml por dia, tem propriedades vasodilatadoras e antioxidantes que fazem com que a bebida seja benéfica para o organismo.

Acima disso, o café pode aumentar a resistência arterial periférica, fazendo com que a pressão arterial também aumente a partir do consumo desenfreado da cafeína, que tem ação vasoconstrictora.

– Isso acontece também com o álcool. O álcool em baixa dose é dilatador. Uma dose mais elevada, 30 gramas de álcool por dia, é considerada vasoconstrictora. Portanto, o café em baixa dose é benéfico. Mas, acima de três a cinco cafés por dia, pode ser prejudicial.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Rebeca Letieri, para o EU Atleta — Rio de Janeiro

Fonte: Natália Bandeira é médica atuante em Nutrologia, Medicina Integrativa e Endocrinologia do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Niterói.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/05/13/c-cafe-faz-mal-para-quem-tem-pressao-alta.ghtml

Deixe uma resposta