NotíciasSaúde em Foco

Cachorro e gato com medo de fogos: o que fazer?

Algumas pessoas dizem que com o isolamento, decorrente da pandemia de COVID-19, há uma menor chance de haver festas e, consequentemente, soltura de fogos de artifício.

Se vai ter mais, menos ou igual a quantidade de barulho decorrente da queima de fogos, de verdade, tanto faz. Não devemos nos prender em previsões baseadas em achismos. É de extrema importância que não sejamos pegos de calças curtas, que a nossa casa esteja preparada para minimizar o estresse dos nossos animais de estimação, decorrente dos barulhos.

Os principais sintomas dessa angústia são tremores, latidos, uivos, miados, tentativa de se esconder e até fuga. Por isso, é importante se atentar a algumas dicas simples que podem ajudar, e muito, a minimizar o medo de cães e gatos:

– Prepare um cômodo de segurança para o pet.

– Coloque cobertores e tecidos grossos nas portas e janelas, para abafar o som externo.

– Deixe uma luz mais baixa, mas não escuro completo.

– Ofereça caminhas e tocas para os pets se esconderem.

– Se possível, fique nesse cômodo com seu pet. Ele sempre se sentirá mais seguro ao seu lado.

– Antes de começar o barulho, deixe disponível dispositivos ou brinquedos recheados com alimento que o pet mais gosta.

– Se necessário, converse com o médico veterinário sobre a possibilidade de usar algum tipo de medicação. Mas nada de medicar o pet sem orientação profissional.

– Coloque música, tv ou rádio que o animal já esteja acostumado a ouvir.

Sobre a última dica, alguns canais por assinatura e canais do YouTube disponibilizarão uma programação específica para os animais de estimação.

Programações especiais ajudam os pets a lidarem com o medos de fogos – R. Di Biase/Creative Commons

Na noite de quinta-feira, 31 de dezembro, das 22h às 1h do dia 1º, o Animal Planet cede três horas de sua programação ao DOGTV, primeiro canal dedicado aos cães e desenvolvido especialmente para eles.

Por: Luiza Cervenka de Assis

Fonte: Estadão

Transcrito: https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/cachorro-e-gato-com-medo-de-fogos-o-que-fazer/ar-BB1cltmI?ocid=mailsignout

 

Deixe uma resposta