FitnessNotícias

Busca por pilates dispara no Brasil: o que é e benefícios

Números de praticantes e novos estúdios saltam e mostram quebra de mitos, como o de que método é destinado só a mulheres

O pilates está cada vez mais popular no Brasil. O sistema de exercícios que trabalha força, resistência, flexibilidade e consciência corporal vem conquistando número crescente de praticantes, em busca dos diversos benefícios à saúde, tais como fortalecimento muscular, alívio de dores, correção da postura e redução do estresse.

O que é pilates

Pilates tem exercícios realizados em aparelhos que exigem força, resistência, flexibilidade e consciência corporal – Foto: (Reprodução/Internet)

Pilates é um método de condicionamento físico com um conjunto de exercícios praticados no solo e em equipamentos, nos quais são realizados movimentos controlados e de baixo impacto, com o objetivo de melhorar a força, a resistência, a flexibilidade e a consciência corporal.

O pilates tem aulas com pequenos grupos, idealmente de no máximo três a quatro praticantes, de modo que os exercícios são personalizados, passados por instrutor(a), conforme as necessidades, a capacidade física e os objetivos de cada pessoa.

O pilates usa equipamentos de madeira acolchoados, com ganchos e molas, bolas de diferentes tamanhos, faixas elásticas, anéis tonificadores e o peso do próprio corpo do praticante.

Foi criado na década de 1920, sendo inicialmente chamado de contrologia, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), enfermeiro que, durante a Primeira Guerra Mundial, percebeu que os feridos poderiam recuperar a força e a resistência dos músculos aplicando o conhecimento que tinha sobre anatomia e fisiologia.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

O pilates se baseia em seis princípios: concentração, centralização, controle, fluidez, precisão e respiração.

– Concentração: foco total no movimento para executá-lo de maneira consciente;

– Centralização: fortalecimento do “centro de força” ou core, que inclui a musculatura abdominal, lombar e do quadril;

– Controle: movimentos precisos para evitar automatismos ou esforços desnecessários;

– Fluidez: transições suaves entre os movimentos, criando fluxo contínuo;

– Precisão: atenção aos detalhes para garantir a qualidade de cada exercício;

– Respiração: estar consciente para maximizar os benefícios dos exercícios e relaxar a mente.

Boom de pilates no Brasil

Foto: (Reprodução/Internet)

Nos últimos cinco anos, de 2019 a 2024, o número de check-ins de pilates na plataforma fitness Wellhub (antes Gympass) disparou, registrando aumento de 277,6%. É o segundo exercício físico mais procurado no Brasil, somente atrás da musculação, conforme relatório da empresa. Check-in é cada utilização de serviço na Wellhub.

O número de novos estúdios tem aumentado ano a ano no Brasil, com a previsão de abertura de 5,5 mil estabelecimentos em 2025, o recorde da série histórica medida desde 2018 pela Metalife, uma das maiores fabricantes de equipamentos de pilates do mundo. Embora não seja possível ter certeza da quantidade, a empresa estima que existam 60 mil estúdios de pilates no País.

— O pilates veio como uma alternativa às academias. Embora com abordagens diferentes, o pilates fisgou o público que não tinha muita afinidade em treinar em academia. A aula personalizada também é um diferencial, apesar de não ser só individualizada. Os pequenos grupos garantem uma afinidade maior entre os instrutores e os alunos, além de ser possível vivenciar o benefício no corpo de forma mais imediata e sem a pressão estética comenta a educadora física, fisioterapeuta e professora de pilates Maria Militão, proprietária e diretora técnica da Körper Studio Pilates.

Antes uma prática majoritariamente feminina, o pilates ainda hoje tem mais mulheres, mas com participação muito maior de homens. Outra mudança no perfil dos praticantes é a faixa etária: os mais jovens vêm se rendendo aos benefícios do pilates.

— Após a pandemia, tivemos uma mudança drástica: homens e mulheres de todas as idades passaram a procurar o pilates. A preocupação com a saúde e o bem-estar aumentou muito atesta o diretor de expansão da Pure Pilates, Roberto Perfeito Serroni.

Segundo o executivo, a Pure Pilates saltou de cerca de 7 mil alunos matriculados em 2021 para 16 mil em 2024. São 320 unidades pelo país, com outras 50 para serem inauguradas nos próximos meses.

Na opinião da educadora física e instrutora de pilates Gerusa Silécia Gurak, sócia do estúdio TcPilates, o crescimento do pilates no Brasil se deve à democratização de acesso, à quebra de mitos e ao destaque na mídia.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

– Democratização: o pilates não é mais visto como luxo para poucos. Ele está presente em projetos sociais, postos de saúde e comunidades, inclusive com a possibilidade de aulas online.

– Quebra de mitos: antigamente, acreditava-se que pilates era apenas para mulheres ou que era exercício leve demais. Hoje, isso já foi desmistificado com diferentes estilos de aulas para diferentes objetivos;

– Destaque na mídia e no esporte: o pilates está presente nos treinamentos de atletas e, pela primeira vez, fez parte da estrutura da Seleção Brasileira de Vôlei nas Olimpíadas de Paris. Isso inspira tanto esportistas quanto o público em geral.

Na TcPilates, por exemplo, o crescimento de número de alunos acumulado de 2021 a 2024 é de 146,15%. Na época da fundação do estúdio, em 2012, 96% do público era feminino, com idades entre 40 e 55 anos. Hoje, 27% da clientela é de homens e 50% dos alunos têm mais de 50 anos.

Benefícios do pilates

Foto: (Reprodução/Internet)

O pilates tem uma série de benefícios para a saúde, conforme especialistas:

1. Fortalecimento do core: todos os movimentos do pilates ativam o core, fortalecendo músculos profundos do abdômen, da lombar e da pelve. Isso melhora o equilíbrio e a estabilidade e protege contra dores e lesões na coluna;

2. Melhora da postura: o pilates fortalece os músculos profundos do core (abdômen, lombar, glúteos e pelve), que sustentam a coluna e ajudam a manter uma postura alinhada. Ele ensina consciência corporal, ajudando a evitar posturas incorretas no dia a dia;

3. Aumento da flexibilidade: os exercícios de pilates incluem movimentos controlados de alongamento dinâmico, que promovem o alongamento dos músculos ao mesmo tempo em que os fortalecem, garantindo mais mobilidade articular sem comprometer a estabilidade;

4. Redução de dores musculares e nas articulações: o fortalecimento dos músculos estabilizadores e o alinhamento postural ajudam a reduzir tensões musculares e pressões excessivas nas articulações. O baixo impacto do pilates evita sobrecargas e inflamações;

5. Aumento da consciência corporal: o pilates enfatiza o controle preciso dos movimentos e a conexão entre mente e corpo. Isso melhora a percepção do próprio corpo no espaço e ajuda a evitar movimentos prejudiciais no dia a dia;

6. Prevenção e reabilitação de lesões: o pilates fortalece os músculos de forma equilibrada e sem impacto, reduzindo o risco de lesões. Ele também melhora a estabilidade articular e a mobilidade, sendo amplamente usado na reabilitação fisioterapêutica;

7. Melhora da respiração e do controle do estresse: a técnica de respiração do pilates (respiração diafragmática e coordenada com os movimentos) melhora a oxigenação dos tecidos, reduz a tensão muscular e promove relaxamento, ajudando no controle do estresse e da ansiedade;

8. Melhora da circulação e da saúde cardiovascular: os movimentos fluidos e contínuos, aliados à respiração consciente, estimulam a circulação sanguínea, ajudando a oxigenar melhor os tecidos e promovendo a saúde cardiovascular;

9. Melhora do desempenho atlético: o pilates fortalece músculos profundos e melhora a flexibilidade, o que ajuda a prevenir lesões comuns em esportes. Além disso, a melhora no controle corporal e no equilíbrio beneficia o desempenho atlético;

10. Melhora da qualidade do sono: o equilíbrio entre corpo e mente proporcionado pelo pilates reduz sintomas prejudiciais ao sono, como tensões e estresse, assim como o alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam relaxamento muscular posterior, contribuindo para uma melhor noite de sono.

— Os primeiros resultados já podem ser percebidos logo na primeira aula, com benefícios mais profundos após cerca de três meses de prática regular — destaca Gerusa, da TcPilates.

Pilates e outros exercícios

Os benefícios do pilates podem ser ainda maiores e mais completos se a prática for combinada com uma rotina saudável que inclua outros exercícios físicos.

— O pilates pode promover saúde de forma isolada, especialmente para quem busca uma abordagem equilibrada e com foco em postura, flexibilidade e prevenção de lesões. No entanto, dependendo dos objetivos, como aumento de força, resistência cardiovascular ou performance atlética, combinar pilates com outros exercícios pode trazer benefícios adicionais e acelerar o alcance desses objetivos. Para muitas pessoas, uma rotina que inclua pilates com outras atividades complementares oferece uma abordagem mais completa para a saúde física e mental — recomenda o fisioterapeuta e instrutor de pilates Daniel Grobman Machado.

O pilates pode ser combinado com práticas como corrida, caminhada, ciclismo, musculação e esportes como beach tennis, vôlei e tênis.

– Aeróbicos (corrida, natação, ciclismo, dança): melhoram o condicionamento cardiovascular e se complementam;

– Musculação e crossfit: ajudam no ganho de força e resistência;

– Beach tennis, vôlei e tênis: o pilates auxilia na mobilidade e prevenção de lesões.

Na comparação com outros exercícios físicos, o pilates se destaca porque combina fortalecimento, mobilidade e consciência corporal ao mesmo tempo, segundo detalha a sócia do TcPilates.

– Pilates x musculação: o pilates não foca na hipertrofia muscular, mas melhora mobilidade, postura e alívio de dores. Ele também pode ajudar no ganho de massa muscular;

– Pilates x Funcionais e crossfit: são atividades de alta intensidade, enquanto o pilates é mais controlado e seguro. Porém, muitos praticantes de crossfit e exercícios funcionais complementam os treinos com pilates para evitar lesões e melhorar a mobilidade e o equilíbrio muscular;

– Pilates x yoga: ambos trabalham respiração e controle do corpo, mas o pilates é mais focado na reabilitação e no fortalecimento muscular. Há quem aponte o pilates como uma filosofia de vida, mas o yoga é milenar, uma das inspirações do Método Pilates.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Gabriel Oliveira — São Paulo

Fonte: Gerusa Silécia Gurak é educadora física, instrutora de pilates e sócia do estúdio TcPilates.

Maria Militão é educadora física, fisioterapeuta, instrutora de pilates e proprietária e diretora técnica da Körper Studio Pilates.

Roberto Perfeito Serroni é diretor de expansão da Pure Pilates.

Daniel Grobman Machado é fisioterapeuta e instrutor de pilates.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2025/02/11/pilates-o-que-e-beneficios.ghtml

Deixe uma resposta