Benefícios x malefícios da fibra solúvel
As fibras solúveis são importantes para melhoria no funcionamento intestinal, qualidade de vida e ótima opção para quem não tem o hábito de consumir alimentos ricos na substância. Veja agora os benefícios x malefícios da fibra solúvel!
Encontradas em alimentos, sachês e cápsulas, as fibras alimentares são de extrema importância para qualquer indivíduo que deseja uma saúde melhor. Ricas em nutrientes, seu papel é auxiliar o processo de esvaziamento gastrointestinal, promovendo saciedade por mais tempo. Além disso, são ótimas para prevenir o câncer intestinal.
A nutricionista Bárbara Facin (SP) explica que é possível encontrar dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. “As solúveis auxiliam no controle de colesterol sanguíneo e diabetes; além disso, alimentam as bactérias ‘boas’ presentes no intestino, para que elas se multipliquem e aumentem a imunidade. Estas retardam o esvaziamento gastrointestinal, promovendo saciedade por mais tempo” explica. “As fibras insolúveis auxiliam no funcionamento intestinal, pois diminuem o tempo de trânsito intestinal” conclui.
As fibras em pó fazem parte do grupo solúvel. Elas absorvem água, transformando-se em uma espécie de gel que é capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino. Esse método melhora o fluxo intestinal, ajudando na hora de emagrecer.
Os suplementos solúveis podem ser usados quando não é possível consumir a quantidade de fibras necessária por dia via alimentos, alcançando os mesmos benefícios. Veja agora mitos e verdades da fibra solúvel!
Verdades da fibra solúvel
✔ O excesso pode causar problemas: a recomendação diária de fibras é de 25 gramas, podendo variar de acordo com o estado de saúde e faixa etária. Se consumida em excesso, o resultado pode ser o contrário do esperado, causando diarreia ou prisão de ventre.
✔ A composição dos produtos é diferente: todo tipo de fibra é diferente, fazendo com que sua composição também mude. Essas diferenças estão nos componentes da formulação, nas quantidades por porção e nos tipos que são usados. Fique atenta ao modo de usar!
✔ Qualquer pessoa pode consumir: o uso de fibras é indicado em qualquer idade, pelo menos três vezes por semana. Agora, se o indivíduo tem algum problema de saúde, o ideal é consultar um profissional para ver o que é mais adequado. Uma alimentação saudável contribui para melhorias.
✔ Ajudam no emagrecimento: as fibras são ótimas aliadas no processo de emagrecimento. Isso ocorre porque levam mais tempo para ser digeridas, ou seja, aumentam a sensação de saciedade, deixando a fome longe por mais tempo. Como auxilia o intestino, também ajuda o organismo a trabalhar melhor.
Mitos da fibra solúvel
✖ Proibido uso para praticantes de musculação: quem pratica musculação pode consumir fibras, mas não é certo se alimentar antes do treino. Se isso ocorrer, as fibras retardam o esvaziamento gastrointestinal, caindo em uma digestão lenta, o que acaba reduzindo o rendimento do treino e diminuindo a disposição.
✖ Para resultado rápido, o ideal é dissolver em água: a ideia de que, dissolvida a fibra na água, o resultado será mais rápido é um mito. Pode ser consumida em sucos, chás ou até mesmo na comida – o efeito será o mesmo. O ideal é consumir líquido o dia todo, para hidratar o corpo e ajudar o processo.
✖ Somente fibras solúveis dão resultado: para obter o resultado que está sendo esperado, não existe um tipo de fibra em específico. Pode ser em pó, cápsula ou até mesmo em alimentos. Todos dão resultados, mas com diferença do tempo por conta de sua composição.
✖ Obesos devem fazer dieta à base de fibras: não é indicado fazer reeducação alimentar somente se alimentando com fibras. A fibra em excesso pode causar problemas intestinais, gerando desconforto no indivíduo que consome. O ideal é consultar um nutricionista.
Por: Evelyn Cristine
Fonte:Bárbara Facin,nutricionista (SP)
Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/beneficios-x-maleficios-da-fibra-soluvel/