Beber refrigerante depois do treino prejudica a função renal
Boa parte das pessoas sabe que o consumo de refrigerante não combina em nada com a prática de atividade física. Mas se você é daqueles que acha que por ter queimado calorias no treino tem aval para tomar a bebida gaseificada, tome cuidado.
Segundo um novo estudo publicado no periódico American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, beber refrigerante durante e logo após realizar atividade física intensa compromete o pleno funcionamento dos rins. E se a temperatura do ambiente estiver alta, o risco de insuficiência renal aumenta.
Quando praticamos exercícios intensos em um local quente, o organismo busca regular a pressão arterial diminuindo o fluxo sanguíneo nos rins, para poupar a perda de água. Em estudos anteriores, foi observado que mesmo uma queda mínima na circulação de sangue neste sistema pode desencadear uma insuficiência renal aguda.
No estudo, os pesquisadores da University at Buffalo (EUA) investigaram é se os biomarcadores que indicam falhas na função renal reagem de maneira diferente quando o indivíduo bebe refrigerante, e não água, para se hidratar.
se os biomarcadores que indicam falhas na função renal reagem de maneira diferente quando o indivíduo bebe refrigerante, e não água, para se hidratar.
Os cientistas recrutaram 12 adultos na faixa de 24 anos de idade. Eles caminharam na esteira por 30 minutos, depois fizeram três exercícios que recriavam os movimentos de trabalho braçal no campo por 15 minutos. Então, eles descansavam por outros 15 minutos e, nesta pausa, ingeriram 473 ml de um refrigerante com açúcar, cafeína e aromatizantes artificiais, enquanto o outro grupo bebeu a mesma quantidade de água. O circuito foi repetido por quatro vezes no total.
Os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, a massa corporal e a pressão arterial de cada membro dos grupos foram analisados e comparados para a conclusão do estudo.
Como esperado, os participantes que consumiram refrigerante apresentaram um aumento de indicadores que apontam problemas no sistema renal, como excesso de creatinina, além de altos níveis de vasopressina, um hormônio anti-diurético que aumenta a pressão arterial.
Por: Do UOL VivaBem
Fonte: pesquisadores da University at Buffalo (EUA)
Trncrito: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/02/beber-refrigerante-depois-do-treino-prejudica-a-funcao-renal.htm