Beber café de barriga vazia faz mal? Veja mitos e verdades
Se beber café de barriga vazia faz mal é uma das tantas dúvidas de quem consome a bebida regularmente. E a resposta é que a cafeína do café pode provocar efeitos indesejados, especialmente quando ingerida com o estômago vazio. Dor, azia, irritação gástrica e desconforto abdominal são os sintomas mais comuns. Mas, se consumido corretamente e com moderação, o café pode ser apreciado sem malefícios à saúde.
Depois de uma noite de sono, é comum sentir fome ao acordar, uma vez que se passaram horas desde a última refeição. Há também momentos em que, devido à rotina atribulada, pode-se ficar longo período em jejum. Essa sensação de “barriga vazia” se refere ao estômago, quando concluída a digestão completa dos alimentos ingeridos.
O processo de esvaziamento gástrico leva de duas a quatro horas e varia conforme as características individuais do sistema digestivo e a composição alimentar do prato. Por exemplo, uma refeição rica em gordura levar mais tempo para ser digerida.
Beber café de barriga vazia faz mal?
Especialistas concordam que o ideal é consumir bebida combinada com outros alimentos – Foto: (Reprodução/Internet)
Com o estômago vazio, o café entra em contato com a mucosa estomacal, o que pode aumentar a acidez gástrica.
Segundo a gastroenterologista Viviane Espasandin, isso ocorre porque a cafeína estimula a produção de gastrina, hormônio que faz o estômago produzir mais ácido clorídrico, que compõe o suco gástrico. Quando o café é consumido em jejum, o ácido secretado não tem bolo alimentar para digerir, atingindo diretamente o estômago.
— O contato direto com a parede interna gástrica pode aumentar o risco de lesão superficial na mucosa e gerar inflamação, que é a gastrite aguda ou crônica, e, por consequência, os sintomas de dor, queimação, azia, enjoo e má digestão esclarece a médica.
Até mesmo o tipo de café pode refletir no desconforto na área da barriga. O gastroenterologista Julio Cesar Souza Lobo conta que cafés mais fortes, como o expresso, geralmente contêm quantidade maior de cafeína em comparação aos mais suaves, como o filtrado, o que potencializa os danos.
Outra consequência é em relação aos níveis hormonais. A cafeína estimula a liberação da adrenalina e do cortisol, este último conhecido como hormônio do estresse.
Segundo a endocrinologista Giovanna Carpentieri, como o corpo já está em estado de jejum metabólico devido ao longo período sem ingestão alimentar, o café funciona como estímulo adicional para aumentar a liberação de cortisol. Ela ainda dá um alerta para as pessoas com diabete, sobretudo a tipo 2.
— Para esse grupo em particular, o café consumido de “barriga vazia” pode aumentar a sensibilidade à cafeína e potencialmente afetar a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, se a bebida for adoçada, pode ocorrer aumento repentino da glicose no sangue, dependendo da quantidade de açúcar adicionada salienta a médica.
O que fazer para não tomar café de barriga vazia
Uma recomendação unânime entre os especialistas para reduzir os impactos do café no estômago vazio é consumi-lo junto a algum alimento. Essa combinação é benéfica, pois ajuda a diluir a acidez e o impacto potencialmente negativo na parede estomacal.
Alimentos ricos em proteínas e fibras são ideais para acompanhar a bebida. Conforme a endocrinologista, quando o café é consumido sozinho, pode levar a um pico rápido de energia seguido de queda. Esses tipos de alimentos ajudam na liberação de energia mais estável ao longo do tempo.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
Mitos e verdades sobre beber café de barriga vazia
1. Café só pode ser consumido uma hora após acordar
Mito. Não há tempo específico para tomar café após acordar. O importante é não o ingerir sozinho, mas associado a outros alimentos como pães, torradas, queijos e frutas.
2. Café de barriga vazia pode afetar a ansiedade
Verdade. A cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas, especialmente quando consumida em jejum. Isso tem relação com os níveis hormonais.
3. Café de barriga vazia pode aumentar absorção e efeitos da cafeína
Verdade. Em jejum, a cafeína é absorvida mais rapidamente, levando a aumento mais rápido nos efeitos estimulantes.
4. Café de barriga vazia aumenta o risco de refluxo ácido
Depende. Estudos da American College of Gastroenterology recomendam evitar alimentos e bebidas que levam ao refluxo gastroesofágico, e a cafeína está incluída nessa lista. Algumas pessoas relatam sintomas de azia e enjoo com o uso de cafeína, enquanto outras, não. Sendo assim, sugere-se que cada pessoa identifique, individualmente, e reduza ou elimine a ingestão baseado no desconforto que apresentar.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Bruna Lima, para o EU Atleta — Rio de Janeiro
Fontes: Giovanna Carpentieri (@dragiovannacarpentieri) é médica endocrinologista e metabologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Possui doutorado em Obesidade/Endocrinologia pela Unifesp.
Júlio César Souza Lobo é médico gastroenterologista e endoscopista, responsável pelo serviço de endoscopia do Hospital VITA Curitiba. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gastroenterologia e Endoscopia digestiva e membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Viviane Espasandin (@dravivianespasandin) é médica gastroenterologista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especializada em Clínica Médica pelo Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro (HCPM) e professora de Medicina na Universidade Unigranrio Afya.
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/08/16/c-beber-cafe-de-barriga-vazia-faz-mal-veja-mitos-e-verdades.ghtml