NotíciasSaúde em Foco

Beber água com sal integral faz bem? Melhora o desempenho esportivo?

Médicos e nutricionista explicam se hábito pode agravar a hipertensão arterial e se oferece alguma vantagem para a saúde. Entenda

Por que as pessoas estão adicionando pequenas quantidades sal integral à água morna em seu consumo diário ou antes de treinar? Influenciadores afirmam nas redes sociais que essa é uma dica fácil, acessível e que pode ajudar na hidratação e homeostase (equilíbrio fisiológico). Será que isso realmente funciona? O médico cardiologista esportivo Mateus Freitas Teixeira afirma que não há benefícios e que, inclusive, o consumo de sal na água pode oferecer riscos a saúde.

Sal integral com água – Foto ( Reprodução/Internet )

– Não está comprovado cientificamente que faz bem. Existe um dito popular que vem se criando, falando que o sal grosso melhoraria a homeostase, o equilíbrio de sais minerais, porque ele não é refinado etc… Só que para isso acontecer, você teria que consumir altas doses de sal na água (diluído) e em consequência disso, você vai aumentar a pressão arterial. Aumentando a pressão arterial, com o tempo a gente sabe muito bem que vem a insuficiência cardíaca, aumento da quantidade de infarto, arritmia e etc… Então, o benefício não existe. O benefício que poderia existir com altas doses não compensa um quadro de hipertensão, que é muito grave – disse Mateus que ainda fez um alerta sobre os perigos de acreditar em tudo que se vê e lê na internet.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Benefícios

– Não há. Existiria com altas doses, mas levaria o indivíduo a ter hipertensão arterial, o que é muito grave.

Malefícios

– Aumento da pressão arterial, com maior risco de hipertensão e de males associados, como insuficiência cardíaca, arritmia, infarto e AVC.

Foto ( Reprodução/Internet )

Sal integral melhora o desempenho esportivo?

Alguns influenciadores dizem alcançar ganhos significativos em performance esportiva com a ingestão da solução de água e sal integral. Mas como um especialista entende essas declarações? Seria mesmo possível ter ganho de massa muscular com a estratégia, como viralizou?

– Beber água com sal integral não traz qualquer benefício no que diz respeito ao desempenho esportivo. Inclusive, sobretudo, no que tange o ganho de massa muscular, a hipertrofia muscular. Até porque os fatores, as variáveis relacionadas à hipertrofia são calorias a mais, consumo proteico, progressão de cargas de treino, descanso, boa hidratação e um consumo adequado de micronutrientes. Entre eles, o consumo de sódio, mas dentro das recomendações normais de saúde de duas mil miligramas por dia (o que equivale a 5 gramas de sal distribuídos por todas as refeições) – explica o nutricionista Thiago Barros, especialista em nutrição aplicada ao exercício físico.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Segundo os defensores do sal, a versão integral conta com elementos necessários à manutenção da homeostase (equilíbrio fisiológico), que corresponde à capacidade de o organismo apresentar um cenário físico-químico característico e constante. Mas segundo Miguel Graciano, médico coordenador de nefrologia da Casa de Saúde São José, não existe qualquer comprovação científica que justifique a adição de sal integral ao seu consumo de água diário.

– Isso tem cara de charlatanismo, não existe nenhuma menção a sal integral em sites com estudos (publicações) do mundo inteiro, de Harvard, Paris, São Paulo ou qualquer centro grande de medicina. Não há qualquer menção sobre o assunto. Só isso já chama a atenção – alerta Miguel.

Metade dos brasileiros sofre de hipertensão; muitos não sabem

– O sódio não vem só de enlatados de uma maneira geral, mas a gente coloca muito sal na comida. Imagine, você ainda usando sal integral com água, né? – comenta o Mateus Freitas Teixeira.

Quantidade diária recomendada de sal

O recomendado por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para um adulto saudável é consumir até 2 gramas de sódio, o equivalente a 5 gramas de sal de cozinha.

– O grande problema é que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostra que o consumo de sódio aqui na América Latina está acima do recomendado, sendo de 8 a 15 gramas por dia, ou seja, nós temos uma meta mundial de reduzir o consumo de sódio. E aí não faz o menor sentido a gente pensar, por exemplo, em adicionar mais sódio numa dieta geralmente ou naturalmente rica em sódio – avalia o nutricionista Thiago Barros.

Como o rim regula o sal ingerido?

Os rins são órgãos do sistema urinário. Entre outras funções, fazem o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. O rim precisa fazer muito esforço para retirar todo o sal do sangue, e quanto maior for a sua ingestão de sal, mais os rins vão precisar filtrar o sangue, ficando sobrecarregados.

– Com o seu rim normal, se você comer muito pouco sódio, ele conserva sódio de forma que isso não fique faltando pra você. Se você comer muito sódio, ele elimina o excesso, desde que ele (o rim) seja normal. O mais flagrante quando a gente come sal demasiadamente, é que o rim tenha excesso de sal, que se traduz (sistemicamente) em inchaço, hipertensão e falta de ar – explica o médico nefrologista Miguel Graciano.

Beber água todos os dias é fundamental para manter o bem-estar geral. A hidratação adequada não apenas regula uma temperatura corporal saudável, mas também lubrifica as articulações e ajuda a eliminar resíduos. Mas não há nenhuma necessidade ou benefício de adicionar sal a essa água.

Compartilhe essa matéria

Por: Rômulo Quadra

Fonte: Mateus Freitas Teixeira é médico do esporte e cardiologista do Vasco da Gama, diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center

Miguel Graciano é médico nefrologista, coordenador de nefrologia da Casa de Saúde São José – RJ

Thiago Barros é nutricionista pela UNIFESP e especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2023/11/23/beber-agua-com-sal-integral-faz-bem-melhora-o-desempenho-esportivo.ghtml

Deixe uma resposta