FitnessNotícias

Avaliação médica prévia é indispensável para quem vai começar a se exercitar

Para não perder tempo, procure um profissional médico que conheça os benefícios e os riscos próprios da modalidade esportiva que você pretende praticar, afirma cardiologista

Atletas amadores, corredores, nadadores, ciclistas, lutadores, praticantes de musculação, entre outros, precisam fazer a avaliação médica pré-participação esportiva. No mínimo, um exame cardiovascular. Se for fazer modalidades como crossfit e HITT, é recomendável avaliação ortopédica da coluna e das articulações coxofemoral e joelhos. Afinal, as lesões que necessitam de cirurgia não são poucas. Essa avaliação não é perda de tempo, conforme conclusões de pesquisas feitas em todo o mundo.

Quem for avaliado tem muito menos risco de problemas durante as atividades esportivas mesmo as mais arriscadas e desgastantes.

Nos recentes levantamentos de aspectos médicos nos esportes de alta intensidade, como, por exemplo, o triatlo, ultramaratona e natação em mar aberto, as complicações ocorreram em atletas que nunca tinham feito avaliação médica prévia. E o pior: foram doenças que poderiam ser diagnosticadas numa consulta competente.

Para não perder tempo, procure um profissional médico que conheça os benefícios e os riscos próprios da modalidade que você pretende praticar. Peça orientação a um médico e cardiologista do esporte. Não adianta pedir a um amigo ou até parente que não conhece a área esportiva.

Pelas diretrizes brasileiras, a consulta deve ter como exame complementar mínimo um eletrocardiograma. Conforme o nível de intensidade e o esporte que será praticado, deve-se fazer o teste ergométrico. Este, obrigatoriamente por Lei Federal, é usado para chegar ao diagnóstico. É fundamental ter médico no local do exame e nunca numa sala ao lado observando mais de um teste ao mesmo tempo. Se perceber isso, fuja deste laboratório pelo risco de erro médico.

Se após a avaliação pré-participação você tiver alguma doença como virose, que sabidamente é mais frequente em quem pratica atividade física sem descanso, o indicado é realizar uma nova avaliação médica. Isso porque algumas pessoas podem desenvolver uma doença chamada miocardite depois de uma severa virose.

Por: Nabil Ghorayeb, São Paulo

Fonte: Formado em medicina pela FM de Sorocaba PUC-SP, Doutor em Cardiologia pela FMUSP , Chefe da Seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte, Coordenador da Clínica CardioEsporte do HCor, CRM SP 15715 , Prêmio Jabuti de Literatura Ciência e Saúde. www.cardioesporte.com.br. (Foto: EuAtleta)

Transcrito:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/avaliacao-medica-previa-e-indispensavel-para-quem-vai-comecar-a-se-exercitar.ghtml

Deixe uma resposta