NotíciasSaúde em Foco

Aumento de infarto entre jovens: a que pode estar ligado?

Médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira comenta sobre aumento de casos de infarto entre pessoas jovens, após números divulgados pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde aponta um aumento de infarto entre jovens na escala de 150%. Isso é uma notícia alarmante e que gera uma série de questionamentos.

O debate está em entender essa mudança e tentar pensar soluções. Sabemos que o infarto agudo do miocárdio está ligado a doença aterosclerótica, ou seja, placas inflamatórias que acontecem após microlesões do tecido que cobre os vasos sanguíneos. Muitas vezes está ligada ao excesso de inflamação que vem através de alimentação, estresse, sedentarismo entre outros.

Infarto entre jovens cresceu no Brasil nos últimos anos – Foto:(Reprodução/Internet)

O que se observa é uma aceleração do processo e isso está ligado a uso indiscriminado de anabolizantes (testosterona, gestrinoma, oxalandrolona e etc) que os jovens têm usado para “ganhar” performance e o corpo perfeito. Junto a isso, observamos um aumento de crianças e adolescentes sedentários, com dieta rica em ultraprocessados, sono defasado e já sofrendo de ansiedade devido ao tempo de tela.

É triste pensar que a solução é simples, barata e pode ser feita em qualquer lugar: o exercício físico de forma moderada. Esse “remédio” regula imunidade, é anti-inflamatório, diminui pressão arterial, dislipidemia e glicemia. O impacto em mortalidade é na casa de 40%. Nada, nenhum medicamento, gera esse impacto.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Sendo assim, recomendo que tenhamos auto cuidado, a vida é um sopro. Tratar as vigorexias e autoestima baixa com psiquiatra, melhorar dieta, higiene do sono e fazer exercícios. Reverte esses dados é preciso, pois teremos ainda mais mortes.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Mateus Freitas Teixeira – Rio de Janeiro, RJ

Fonte: Mateus Freitas Teixeira, Cardiologista e médico do esporte, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2025/03/27/aumento-de-infarto-entre-jovens-a-que-pode-estar-ligado.ghtml

Deixe uma resposta