Hora do lanche: porções menores e frutas combatem obesidade infantil
Pais devem promover a variedade alimentar, controlar a qualidade e quantidade dos produtos consumidos e organizar merendas escolares e comidas no fim de semana
O combate à obesidade infantil e a qualidade alimentar das crianças preocupam e viraram desafio em todo mundo. É o momento de maior oferta de alimentos, variedade de produtos e embalagens cada vez maiores, dificultando o controle e causando prejuízos à saúde. Já existem crianças hipertensas, com resistência à insulina, diabéticas (relacionada ao excesso de peso), dificuldade de locomoção e aumento da concentração de colesterol no sangue.
Dentro de casa, os pais devem ser responsáveis por promover variedade alimentar, controlar a qualidade e quantidade dos produtos consumidos, organizar os lanches escolares e negociar os eventos na semana. Algumas dicas podem contribuir.
Controle da alimentação e do ambiente
– Estimule a alimentação em família e com atenção plena, sem concorrer com televisão, computador e celular. Crianças aprendem com exemplos.
– Não encha a casa de guloseimas, organize sua lista de compras, as preparações que irá fazer na semana para evitar desperdício e organizar o cardápio da semana promovendo maior variedade alimentar.
– A criança deve fazer de cinco a seis refeições ao dia. Evite o hábito de repetir a comida, aprendendo a colocar em porção os alimentos.
Dê preferência ao consumo de frutas in natura aos sucos de frutas
– Envie para o colégio junto a “merenda escolar” uma garrafinha com água.
– Estimule o consumo de frutas in natura, sucos de frutas possuem conteúdo de fibras reduzidos, menor saciedade e concentram mais calorias.
– Sucos de caixinhas, refrigerantes e outras bebidas industrializadas devem ser evitados, normalmente contém muito açúcar e não promovem saciedade.
Preparações para o lanche em casa e na escola:
– Elabore preparações que sejam fáceis de serem transportadas e consumidas, se precisar de refrigeração utilize lancheiras térmicas.
– Dê preferência aos lanches caseiros como bolo simples (laranja, mármore, banana, maçã), sanduíches (queijo, pasta grão de bico, atum, ovo, geleia), frutas picadas, biscoitos, cenoura baby, tomate cereja, espiga de milho, pipoca, iogurte
– Ao elaborar receitas de pães, biscoitos e bolos combine outros tipos de cereais\ farinhas\ carboidratos como: aveia, linhaça, grão de bico, arroz, milho, aipim, mandioca, batata, polvilho, amêndoas
– A indústria alimentícia já possui boas marcas de produtos industrializados que também podem ser utilizados para variar o lanche da escola mantendo um estilo de vida saudável: biscoitos integrais, mix nuts (castanhas, nozes, amêndoas), frutas desidratadas, barras de cereais\ nuts\ frutas, iogurte.
– Incremente o “lanche industrializado” com uma fruta.
– É importante enviar porções pequenas, individuais, exatamente a quantidade que a criança deve consumir.
– Converse com seu filho para que não troque o lanche com os amigos e pergunte o que eles estão levando para escola.
Participação no preparo dos alimentos:
– Leve a criança em “feiras livres”, mercados ou hortifrúti para escolher, conhecer e experimentar novos alimentos. O mesmo alimento deve ser apresentado várias vezes e de formas diferentes.
– Estimule a participação na elaboração de uma preparação: bolo, salada de frutas, biscoitos, sanduíche
Por Cristiane Perroni
Rio de Janeiro
CRISTIANE PERRONI
Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/10/hora-do-lanche-porcoes-menores-e-frutas-combatem-obesidade-infantil.html