Arroz branco é o vilão da dieta? Especialista explica
Professora da USP explica como ideias reducionistas, que olham o alimento isolado, causam dúvidas na hora do consumo do arroz; entenda
Você já cortou algum alimento da sua dieta por considerar ele um “vilão” da sua dieta? Uma pesquisa rápida nos leva a diversas dicas sobre o que não comer, com explicações rasas, sobre diferentes alimentos.
Um dos ingredientes que aparece nas listas de proibidões é o arroz branco. Mas ele faz tão mal assim?! No Cozinha Prática, a apresentadora Rita Lobo bateu um papo com a professora Maria Laura da Costa Louzada, que integra o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS-USP).
Afinal: arroz branco é ou não é saudável?
Foto: Reprodução/Internet
“É, com certeza! Já vou começar afirmando isso. Eu acho que essa ideia de falar que o arroz branco é ruim vem dessa ideia reducionista de olhar o alimento isolado e falar: o arroz integral, como tem a casca, é melhor porque tem mais fibra, mais vitaminas e minerais”, explica professora.
“Jamais a gente vai poder olhar o arroz ou qualquer outro alimento isolado do nosso padrão alimentar.”
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
“Bom, pode até ser verdade. Mas, principalmente aqui no Brasil, a gente não come arroz branco puro. A gente come arroz misturado com feijão, que tem muita fibra e muitos minerais. A gente come geralmente no nosso PF (prato feito), com salada, com legumes, com carne — que é rica em proteína. Jamais a gente vai poder olhar o arroz ou qualquer outro alimento isolado do nosso padrão alimentar. E só de ele carregar o feijão junto, a gente pode dizer que essa dupla é muito saudável”, completa.
Tem comida que não é boa pra saúde?
Foto: Reprodução/Internet
“A gente tem um grupo muito vasto e variado de alimentos que são bons [para a saúde] e, que combinados, são a base da alimentação saudável. A gente pode dizer que neste grupo estão todos os alimentos in natura, como o arroz e outros cereais”
Aqui no Receitas, vários nutricionistas já alertaram que dificilmente um ingrediente sozinho vai fazer mal para sua dieta. O problema está na combinação e no exagero! A recomendação é que você escolha os ingredientes com o mínimo de processamento, ficando de olho na lista de ingredientes dos itens que está colocando no carrinho! 🛒
Os alimentos considerados in natura são aqueles que estão na condição mais próxima de como encontramos eles na natureza, como algumas frutas, legumes e carnes não temperadas.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
“[Os alimentos in natura ainda] são uma parte muito pequena da nossa alimentação. Por isso que no mesmo grupo a gente coloca os minimamente processados. O arroz branco, por exemplo, é um minimamente processado. Várias carnes a gente já compra sem a pele e sem os ossos. Isso é o processamento mínimo. A gente tem os leites pasteurizados, nozes e sementes trituradas…”
Por: Receitas Globo
Fonte: Maria Laura da Costa Louzada, professora que integra o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS-USP).
Transcrito: https://saude.abril.com.br/alimentacao/aspartame-principais-duvidas-e-respostas/