Aprenda como cozinhar batata-doce da forma correta
Saiba preparar o tubérculo na água, no forno, no vapor e na pressão – sem perder nutrientes
Um levantamento realizado recentemente pela plataforma de marketing digital SEMRush revelou quais são as principais perguntas feitas pelos brasileiros no Google. Entre elas estão “como fazer tapioca?”, em segundo lugar, e “como cozinhar batata-doce?”, na quarta posição.
Bom, você já sabe como fazer a tapioca perfeita, certo? Falta, agora, conhecer as melhores táticas para preparar esse tubérculo que traz tantos benefícios à saúde, como ajudar a emagrecer, regular o intestino e proteger o coração. Mas para tirar proveito de todas essas vantagens, não vale apostar na versão frita, que além de calórica, acaba com as vantagens nutricionais do alimento. O indicado é cozinhá-lo em água, no forno, no vapor ou na pressão. E para saber como fazer tudo isso de forma correta, consultamos Carol Stofella, chef especialista em alimentação saudável. Confira a seguir:
Cozimento na água
É o método mais comum de preparar a batata-doce, mas também é o que mais causa perda de nutrientes. “Eles acabam se desprendendo do alimento e indo para a água”, alerta Carol. A dica é não usar água em excesso nem deixar a batata cozinhando por muito tempo. Para evitar que vitaminas e minerais vão embora, também é importante manter a casca enquanto ela cozinha.
Passo a passo:
Coloque a batata-doce inteira ou cortada ao meio, com casca, em uma panela funda. Adicione água apenas até as batatas estarem cobertas. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15-25 minutos (dependendo do tamanho delas). Durante esse tempo, espete a batata com um garfo. Retire-a assim que estiver macia e fácil de perfurar. Escorra a água, tempere e retire a casca se quiser, mas lembre-se de que fibras e minerais serão perdidos. Por isso, prefira sempre os legumes orgânicos.
Cozimento no vapor
Essa também é uma boa pedida para manter vitaminas e minerais intactos. Você vai precisar de uma panela a vapor ou de um suporte que possa ser colocado sobre uma panela com água fervente. Também vale usar redes para fritar alimentos em imersão sobre panelas normais.
Passo a passo:
Coloque aproximadamente 1 litro de água para ferver. Higienize a batata (saiba como fazer isso abaixo), corte em pedaços menores e coloque-a no recipiente sobre a panela. Deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique macia. Com um garfo, perfure o legume para saber se já está no ponto – se o talher entrar com facilidade, retire e sirva.
Cozimento no forno
Esse é o método que mais preserva os nutrientes – e é muito fácil de fazer.
Passo a passo:
Fatie a batata-doce em rodelas, cubinhos ou bem fininhas (no formato de chips). Pique-a imediatamente antes de levar ao forno, para que não haja perda de nutrientes. Asse por 20 minutos ou até dourar bem em forno médio (180 a 190 graus).
Cozimento na panela de pressão
Está aí uma estratégia fácil e rápida de cozinhar a batata-doce. Mais: dá para dosar bem o tempo para que ela chegue na textura desejada.
Passo a passo:
O melhor é manter a casca também. Se quiser a batata-doce mais firme, deixe-a cozinhando por 8 a 12 minutos após entrar na pressão. Para uma consistência mais de purê, calcule entre 15 e 18 minutos.
Antes de levar a batata-doce à panela ou ao forno é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é ainda na feira. “Dê preferência às batatas com casca homogênea, lisa e sem rupturas”, orienta a healthy chef. Já em casa, na hora de higienizar o alimento, lave em água corrente, escove bem a casca e corte as pontas. E só!
Aí vai outra dica: deixe as batatas de molho cortadas ao meio, com a casca, por 8 horas. Pode ser da noite para o dia, se preferir. Adicione alguma acidez na água, como 1 colher de sopa de suco de limão ou de vinagre. Isso vai eliminar os oxalatos, compostos que dificultam a absorção de nutrientes pelo corpo e que são os responsáveis por aquela cor acinzentada depois do cozimento da batata-doce.
No prato
Há inúmeras formas de consumir a batata-doce. “Adoro comê-la cortada no formato de palito, com ervas (como alecrim, que é ótimo para a digestão e possui propriedade diuréticas), pitada de sal e fio de azeite”, conta Carol Stofella.
Mas o legume também vai superbem em pratos doces, como em biscoitos, bolos, tortas e até brigadeiros e beijinhos (veja receita abaixo). Outra possibilidade é apostar na batata-doce no lugar do pão no café da manhã, para começar o dia com muita energia e carboidrato de boa qualidade.
Por Luiza Monteiro
Fonte: Carol Stofella, chef especialista em alimentação saudável
Transcrito:http://boaforma.abril.com.br/culinaria-saudavel/aprenda-como-cozinhar-batata-doce-da-forma-correta/