ANSIEDADE: SAIBA QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS QUE PODEM OCORRER NO ORGANISMO
O impacto da ansiedade não afeta só a saúde mental, mas o organismo como um todo. Veja a diferença dessas consequências em quem tem ansiedade normal e patológica
Memória
A adrenalina e o cortisol servem para preparar o indivíduo para reações, mas os ansiosos têm a concentração afetada, o que é um fator de risco para Alzheimer. Além disso, pode haver um colapso nervoso.
Fígado
A ansiedade faz com que aumente a glicose no sangue, para o corpo ter mais energia. Porém o órgão produz mais insulina e, na ansiedade fora do normal, isso pode desencadear uma diabetes tipo 2 aos predispostos.
Musculatura
Outra reação de fuga é a tonificação dos músculos. Porém, se o corpo fica tensionado sem necessidade, pode causar dores nas costas, nas pernas e nos ombros, além de pequenos tiques nervosos.
Coração
Enquanto quem lida bem tem apenas mais sangue circulando, para os ansiosos a liberação de adrenalina no corpo causa hipertensão, podendo provocar infartos.
Estômago
Enquanto que para alguns a digestão continua normal, na ansiedade em excesso causa gastrite nervosa, que não apresenta alterações no estômago mas pode ocasionar dores e incômodo.
Pele
O normal é que o suor aumente para refrescar o corpo e aliviar a tensão. Mas, após períodos longos de estresse e ansiedade, a pele pode apresentar lesões, caso da psoríase.
por: Kelly Miyazato
Reportagem: redação e edição de texto Nathalie Ayres
Infográfico: Luiz Perez Lentini
Coleção Viva Saúde: Especial Ansiedade | Ed. 9
Adaptação: Kelly Miyazzato
Transcrito:http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/ansiedade-saiba-quais-sao-as-consequencias-que-podem-ocorrer-no-organismo/7036/