NotíciasNutrição

Ansiedade: entenda como controlar sem descontar na comida

Coach de emagrecimento e consultora alimentar dá dicas para que a ansiedade não vire uma compulsão e traga complicações para a saúde

Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem preocupações e medos extremos em situações simples da rotina. Além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas já que eles são difíceis de controlar. Por sorte, os distúrbios de ansiedade podem ser tratados. É o que garante Gabi Lodewijks, consultora alimentar e coach de emagrecimento. Segundo ela existem maneiras de agir quando se está sofrendo de ansiedade e não descontar na comida.

– A ansiedade pode ser causada por muitas situações como estresse, alimentação ou acontecimentos diversos. Então, se a pessoa se sente ansiosa com frequência, ela pode usar a alimentação ao seu favor – destacou.

Aveia: é um dos melhores cereais pois fornece energia e vitalidade, acalma e ainda ajuda para o bom funcionamento do intestino. Além disso, a pessoa pode consumi-la a qualquer hora do dia em um smoothie com frutas, por exemplo.

Vegetais verdes: alface, espinafre, rúcula e agrião são maravilhosos para aumentar os níveis de minerais que regulam o sistema nervoso como o magnésio. É melhor consumi-los crus, em saladas ou sucos para aproveitar melhor todas as suas propriedades.

Nozes: em geral, todas as nozes têm muitos benefícios, uma vez que contêm ácidos graxos essenciais. Elas também têm a vantagem de serem muito ricas em magnésio. Indico a pessoa comer de quatro a cinco nozes todos os dias e alternar com outros tipos de nozes sem sal, de preferência.

Sementes de girassol: sementes são superalimentos com propriedades para combater a ansiedade, especialmente as de girassol. Elas são ricas em ácidos graxos essenciais que nutrem o sistema nervoso e também controlam os impulsos de querer comer o tempo todo. Podem ser consumidas no iogurte, na salada ou com frutas, por exemplo.

Abacate: esse alimento é tão completo que não podemos deixá-lo de lado pois combate as deficiências nutricionais que podem desencadear a ansiedade. Adicione-o às refeições e lanches. Pode fazer um guacamole, adicionar na salada e no smoothie.

Grão de bico: rico em fibras, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Pode ser consumido em saladas, refogado com legumes, com frango e hambúrguer de grão de bico.

Gabi explica que alimentos que sejam ricos em cálcio, vitaminas do complexo B, triptofano (banana, grão de bico, peixes e carnes), magnésio e ômega 3 fornecem vitaminas e nutrientes que acalmam a mente e o corpo enquanto aumentam a energia e estabilizam o nosso humor. Ela indica manter uma dieta balanceada e variada, evitar frituras, farinhas brancas, gorduras ruins como salsicha, linguiças, presunto, mortadela, comidas prontas, açúcares e haverá uma diferença significante nos níveis de ansiedade.

Todos os alimentos mencionados são benéficos para controlar a ansiedade, mas existem muitos outros como a banana, couve, laranja, feijões, etc. Não esquecendo que sua mente tem poder. Não coma suas emoções. Quando se sentir ansioso pare, pense e reflita o que está te fazendo ficar assim. Uma caminhada, um banho quente na banheira, ligar para amigos ajudará a mudar o foco e se ocupar com outra coisa – conclui a especialista.

Por: Eu Atleta, Rio de Janeiro

Fonte: Gabi Lodewijks, consultora alimentar e coach de emagrecimento.

Transcrito https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/ansiedade-entenda-como-controlar-sem-descontar-na-comida.ghtml

Deixe uma resposta