Alongamento pode auxiliar na hipertrofia muscular?
Estudo submeteu voluntários a 1h diária de alongamento estático por 6 semanas; fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli analisam ganhos e especificidades
Você certamente já ouviu dizer que é muito importante que o alongamento faça parte do seu programa de treinamento – e nós mesmos já reforçamos esse conceito diversas vezes aqui, na nossa coluna do EU Atleta. Mas talvez você também já tenha ouvido falar que o alongamento pode ser prejudicial para o desempenho.
Esse desencontro de informações acontece porque o alongamento é um dos temas mais controversos das ciências do esporte. Estudos apontam que o tipo, a duração e o momento (antes ou depois do treino) de realização do alongamento impactam a performance de maneira diferente.
Na linha “melhora de performance”, foi publicado recentemente mais um estudo – que a nosso ver é muito mais uma prova de conceito – mostrando que o alongamento pode inclusive resultar em aumento significativo de força e massa (hipertrofia) muscular.
Alongamento estático pode ajudar na hipertrofia? — Foto: Reprodução/Internet
No estudo, os voluntários tiveram os músculos da panturrilha de uma das pernas submetidos a 1 hora diária de alongamento estático (por meio do uso de uma órtese própria), em processo de 6 semanas de duração. A intensidade de desconforto, numa escala de 0 a 10, foi referida pelos voluntários como aproximadamente 8.
Ao fim desse período, a panturrilha alongada apresentou um aumento de força e área de seção transversa (indicador de hipertrofia, ou seja, aumento de massa muscular) do músculo avaliado. Houve ainda, como esperado, um aumento da amplitude de movimento do tornozelo.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Além disso, a pesquisa apontou que homens se beneficiaram mais do que mulheres. Os resultados desse estudo vêm ao encontro com outros tantos já publicados nesta linha de pesquisa, que procura comprovar os benefícios do alongamento sobre a performance.
É claro que um protocolo que envolva 1 hora diária de alongamento para cada grupo muscular é inviável na prática. Entretanto, o estudo mostra que o alongamento intenso e prolongado é capaz de promover tensão mecânica muscular suficiente para resultar em hipertrofia e aumento de força.
Homens se beneficiaram mais do que mulheres em estudo sobre alongamento e hipertrofia — Foto: Reprodução/Internet
Isso nos faz pensar que uma prática tão comum aos fisiculturistas, como a incorporação de um programa de alongamento estático intenso à rotina de exercícios resistidos, pode resultar em maiores ganhos de massa muscular do que aqueles obtidos pelo exercício resistido isoladamente.
Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Campos do Jordão, SP
Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2023/01/17/alongamento-pode-auxiliar-na-hipertrofia-muscular.ghtml