Alivie as dores causadas pelos primeiros dentes no bebê
Mordedores e massagem nas gengivas ajudam a eliminar o desconforto
Comportamento choroso e irritadiço, falta de apetite, febre baixa e fezes mais amolecidas normalmente são sinais de que os primeiros dentes do seu bebê estão nascendo. O surgimento da dentição ocorre geralmente quando o pequeno atinge os seis meses de idade, e a erupção na gengiva pode ser bem desconfortável, por conta da dor e coceira.
“O incômodo só acontece na primeira dentição, e o bebê sofrerá com as dores sempre que um dente novo estiver nascendo”, explica a pediatra Sônia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Siga as dicas dos especialistas e veja como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.
Mordedores
Durante esse período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva. “A coceira também pode fazer com que eles sintam vontade de ficar constantemente mordendo algo”, explica a pediatra Sônia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Por isso, o ideal é comprar mordedores feitos especialmente para essa fase, disponíveis em diferentes cores e tamanhos. “Outra dica é guardar os mordedores na geladeira – sempre muito bem higienizados – pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor”.
Gel anestésico
Se a criança estiver sofrendo muito com a dor, é possível fazer uso de géis anestésicos próprios para o bebê. “Após lavar as mãos, aplique um pouco no gel no seu dedo e massageie a gengiva do bebê”, explica a pediatra Sônia. “No entanto, lembre-se que o alivio não é duradouro, e quando o efeito do gel passar o bebê pode voltar a reclamar”.
Massagens na gengiva
Se você não quiser comprar o gel, apenas a massagem nas gengivas já proporciona um alívio no incomodo que o bebê está sentindo. “Envolva o seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio”, explica o pediatra Vanderlei Wilson Szauter, Coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo.
“Lembrando da importância de higienizar as mãos antes de colocá-las na boca da criança, para ele não correr o risco de contrair infecções ou doenças.”
Dedeiras de silicone
Muitas mães usam as dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do filho após a amamentação, enquanto os dentes ainda não nasceram. “Esses instrumentos também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclamar, e podem inclusive auxiliar na aplicação do gel”, diz o cirurgião dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia.
Não deixe de higienizar
A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região. Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone. “Se causar desconforto à criança durante o nascimento dos dentes, é possível dispensar a dedeira e usar apenas a gaze umedecida e fervida, como nos primeiros dias”, diz o dentista Mario.
Após a erupção, quando o pequeno começa a sentir coceira nas gengivas, a recomendação é voltar a utilizar a dedeira, que une higiene e alívio. “Nascendo um numero maior de dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou com creme dental sem flúor”.
Prossiga com a alimentação
É normal que a criança sinta menos fome enquanto os dentes estiverem nascendo, por conta da dor. No entanto, é importante prosseguir com a alimentação para manter o sistema imunológico do bebê forte. “Prefira manter uma alimentação pastosa e em temperatura fria”, diz o pediatra Vanderlei.
Tire o foco da dor
Se você perceber que o bebê se queixa muito, tente distrai-lo com brincadeiras, além de utilizar os mordedores e massagens. “Manter o bebê ocupado com outras atividades fará com que ele esqueça momentaneamente a dor, cessando as reclamações”, diz Sônia Liston.
Por: Carolina Serpejante
Redação: Minha Vida
Fonte: Mario Groisman, cirurgião dentista da Academia Brasileira de Odontologia
Sônia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo
Vanderlei Wilson Szauter, pediatra Coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo.
Transcrito: https://www.minhavida.com.br/familia/listas/15588-alivie-as-dores-causadas-pelos-primeiros-dentes-no-bebe?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification