NotíciasNutrição

Alimentos que turbinam o cérebro

Eles são um estimulante natural e saudável

Está precisando melhorar seu desempenho nos estudos ou no trabalho? Saiba que existem muitos alimentos que ajudam a estimular o cérebro e aumentar os rendimentos.

Alimentos que vão da boca ao cérebro

Fisetina

A fisetina, encontrada no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã, cebola e espinafre, é dessas substâncias.

Um estudo, realizado pelo instituto Salk, na Califórnia (EUA), descobriu que a substância é fundamental para que a memória permaneça jovem, já que estimula a criação de conexões entre os neurônios, deixando-os mais fortes.

Alimentos que possuem esse elemento também aumentam a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.

Antioxidantes

Grãos, sementes, raízes, folhas verdes escuras e iogurtes são alimentos que estimulam o cérebro, devido ao fato de conterem sais minerais como zinco, selênio, ferro e fósforo, que deixam o órgão acordado e ativo.

Sementes, grãos e óleos vegetais prensados a frio também possuem vitamina E, que tem uma poderosa ação antioxidante, que previne o envelhecimento. Assim como a maioria das frutas.

Fibras

As fibras, encontradas nos alimentos integrais e nas proteínas, regulam a transmissão de informações entre os neurônios.

Aminoácidos

A gema do ovo, assim como sementes e grãos, principalmente a soja, possuem a acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda o processo de memorização no hipocampo.

Carboidratos

Quem fica muito tempo sem consumir carboidratos, tem a atividade mental diminuída.

Pão, batata, grãos, os denominados carboidratos complexos, são absorvidos mais lentamente e fornecem energia de forma regular. Ao contrário dos doces que são rapidamente absorvidos, sem fornecer energia de modo constante.

E a gema do ovo e a soja são alimentos que ajudam a reparar células do cérebro que foram danificadas.

Por: Marcio Atalla

Fonte: Marcio Atalla é Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP.

Formado em 93, na faculdade de Educação Física da USP, com especialização em treinamento de atletas de alto nível, Marcio Atalla inicia sua carreira profissional, com aulas particulares e projetos específicos. Um deles foi preparar a modelo e atriz Claudia Liz para filmar “As meninas”, em que ela perdia seis quilos do início até o fim do filme.

Transcrito: https://marcioatalla.com.br/nutricao/alimentos-que-turbinam-o-cerebro/

Deixe uma resposta