NotíciasNutrição

Alimentação saudável: cinco dicas para mudar sem sofrimentos e comer melhor

Comer de forma saudável é um caminho para estar bem, mas todo mundo sabe como, na correria do dia a dia, muitas vezes ela é deixada de lado. Saiba como mudar este hábito e se alimentar melhor

Uma boa alimentação é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida. Além de nutrir e fornecer energia ao organismo de forma equilibrada, comer direito ajuda a evitar complicações cardiovasculares e o aumento desequilibrado do peso, por exemplo.

Mas, o que significa necessariamente “comer direito”? A nutricionista Tatiane Bonde diz que uma boa alimentação vai muito além de um prato colorido na hora do almoço ou do baixo consumo de calorias.

– Muitas vezes, vejo pacientes que, pela manhã, comem um pãozinho com manteiga e uma xícara de café, no almoço, arroz, feijão, carne e salada e, no jantar, só uma salada. Esta é uma alimentação que, na teoria, parece uma dieta, mas que não fornece nem energia suficiente para o dia, nem dá o aporte de nutrientes necessários para o corpo poder realizar suas funções, – explica a nutricionista.

Segundo ela, comer direito é conhecer quais são as fontes de carboidrato, proteína, gorduras boas, vitaminas e minerais e conseguir distribui-las ao longo do dia e da semana. Basicamente, é alimentar o corpo com tudo o que ele precisa. Pode parecer difícil, mas não é. O mais importante, segundo Tatiane, é perder o medo de comer, já que nosso corpo necessita de uma enorme gama de nutrientes para funcionar em sua plena capacidade.

Comer bem está ligado também a estar feliz durante as refeições e fazer dela um momento de prazer Foto: Internet

Uma alimentação saudável não tem nada a ver com a ideia de comer sem prazer, como muita gente pensa. O ponto é que as pessoas acabam associando o prazer à quantidade. Mas o prazer pode ser um monte de coisas, como, por exemplo, se servir de um prato variado na hora do almoço, deixar o celular de lado e conversar durante a refeição, dar risada e recobrar as energias para a tarde. Ou mesmo comer churrasco, pizza com os amigos, um bolo, um doce. O segredo está na moderação, planejamento e orientação.

Para ajudar a mudar seus hábitos alimentares, Tatiane dá algumas dicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo:

1. Pense no que está comendo

Será que você dá ao seu corpo os nutrientes que ele precisa? Você sabe equilibrar sua alimentação, ou está superalimentando-o com calorias vazias e privando-o do básico?

2. Coma com prazer

Lembre-se que alimentação e prazer estão ligados desde que nascemos e começamos a mamar. Você gosta do que está comendo ou nem pensa sobre isso?

3. Beba água

Nosso corpo precisa se hidratar. Precisamos fazer o sistema funcionar, sempre.

4. Durma

Nosso corpo precisa de repouso. É durante a noite que vários processos metabólicos acontecem

5. Procure um nutricionista

Este profissional ajudará você a encontrar o equilíbrio entre tudo isso. Em vez de criar um cardápio chato e monótono, um bom nutricionista irá ajudá-lo no processo de se alimentar melhor, contribuindo com receitas, organização e estratégias

Alimentar-se melhor significa melhorar também sua qualidade de vida. Não tenha pressa e dê o primeiro passo. Mude aos poucos. De mudança em mudança, seu processo será muito mais consistente. Lembre-se que comer é algo que você fará por toda sua vida.

Por: Tiago Vidal — Curitiba

Fonte: Tatiane Bonde, nutricionista

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/pr/mude1habito/noticia/alimentacao-saudavel-cinco-dicas-para-mudar-sem-sofrimentos-e-comer-melhor.ghtml

Deixe uma resposta