NotíciasNutrição

Alimentação pré-exercício: alimentos que devem ser ingeridos com cautela

Nutricionista Cris Perroni alerta que antes dos exercícios físicos os alimentos ingeridos precisam ser de fácil digestão e absorção para não causar má digestão e desconforto gastrointestinal

A alimentação antes da prática esportiva deve conter nutrientes para fornecer energia, evitar ou retardar a fadiga para o desempenho esportivo e manutenção da saúde. Precisam ser de fácil digestão e absorção para não causar má digestão e desconforto gastrointestinal.

Durante a prática esportiva o fluxo sanguíneo é reduzido do estômago e intestino e priorizado para os músculos.

A escolha da composição da dieta e a quantidade de alimentos ingeridos vai depender do tempo entre a refeição e a prática esportiva, duração e intensidade do exercício, preferências alimentares e história clínica. Observe o seu corpo, como funciona seu processo de digestão e absorção.

Refeições maiores como almoço e jantar devem ser realizadas duas a três horas antes do exercício para evitar má digestão, ou seja, que o atleta se sinta “pesado” e apresente alterações intestinais.

Atenção ao consumo antes do exercício:

      Alimentos ricos em fibras lentificam a digestão – Foto: (Reprodução/Internet)

– Alimentos ricos em fibras: lentificam a digestão, colaboram para o funcionamento intestinal e geram mais saciedade. Podem causar distensão abdominal e acelerar o trânsito intestinal.

– Alimentos ricos em gorduras: retardam o esvaziamento gástrico dificultando a digestão, sensação de plenitude, náusea e diarreia.

– Alimentos proteicos: digestão mais lenta, retardam o esvaziamento gástrico e geram mais saciedade.

– Proteínas são nutrientes de construção e reparação de tecidos, formação de hormônios, produção de anticorpos e transporte de substâncias. Não são nutrientes básicos para fornecimento de energia, já que essa função é destinada aos carboidratos.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

– Soluções concentradas de carboidratos: carboidratos em pó utilizados antes do treinamento precisam estar diluídos numa concentração de 6% a 8% para melhor absorção e evitar distensão abdominal e diarreia. Para utilizar 60g de carboidratos é preciso diluir em 750ml de água.

– Leite e iogurte: fonte de carboidratos, proteínas e gorduras. Podem causar distensão abdominal e retardar o esvaziamento gástrico.

A alimentação deve ser sempre individualizada e testada para cada modalidade esportiva, tipo, duração e intensidade do treino.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Cris Perroni – Rio de Janeiro

Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/07/22/alimentacao-pre-exercicio-alimentos-que-devem-ser-ingeridos-com-cautela.ghtml

Deixe uma resposta