FitnessNotícias

Alerta: fazer exercícios embaixo de sol forte pode causar estresse térmico e levar ao colapso

Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro destaca os efeitos do calor intenso deste verão

Os termômetros na cidade do Rio de Janeiro têm marcado temperaturas próximas dos 40°C. Por isso, andar na rua tem sido exaustivo. Muito pior é se exercitar ou trabalhar debaixo de um sol forte. Essa combinação pode provocar um estresse térmico e a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro alerta que é preciso ficar alerta aos sintomas que são inicialmente de desidratação, com boca seca, urina escura e em pouca quantidade, seguida de fadiga, náuseas, vômitos, câimbras, dor de cabeça, queda da pressão arterial, tonteira, desmaio e até alterações neurológicas, de acordo com a gravidade do caso.

– O estresse térmico acontece quando nosso corpo não consegue compensar o aumento da temperatura corporal associado ao aumento da temperatura ambiente ou quando a produção de calor, pelo exercício, por exemplo, excede a capacidade de dissipação deste calor. Se o indivíduo não conseguir corrigir esse aumento da temperatura corporal pelos mecanismos de termorregulação, como a sudorese pela evaporação, por exemplo, ele pode entrar em colapso – explica a cardiologista Claudia Lucia Barros de Castro, presidente do Departamento de Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva da Socerj.

A médica alerta ainda que os exercícios físicos devem ser evitados em horários muito quentes. Quem trabalha em ambientes quentes, como ambulantes nas praias, deve optar por roupas claras e leves, de algodão ou dry fit, protetor solar, viseira e se hidratar constantemente. Segundo Claudia Lucia, não devemos esperar sentir sede para iniciar a hidratação.

– Corredores devem ficar atentos, pois o Rio de Janeiro tem o clima quente e úmido, o que atrapalha a sudorese e é possível não conseguir perder o calor gerado pelo exercício para o ambiente e isso pode gerar o quadro de exaustão ou até mesmo o colapso pelo calor.

Por: Globoesporte.com — Rio de Janeiro

Fonte: Claudia Lucia Barros de Castro,cardiologista presidente do Departamento de Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva da Socerj

Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/alerta-fazer-exercicios-embaixo-de-sol-forte-pode-causar-estresse-termico-e-levar-ao-colapso.ghtml

Deixe uma resposta