Álcool na quarentena: excesso engorda e atrapalha desempenho esportivo
Saiba qual o teor alcoólico e a quantidade de calorias de cerveja, vinho e outras bebidas e veja seus benefícios e efeitos adversos para a saúde
Várias pesquisas vêm demonstrando um crescimento no consumo de bebida alcoólica durante o período de isolamento, o que contribui para o aumento de peso e de riscos para a saúde. Tem sido usual, no final do dia, abrir uma cerveja ou tomar uma taça de vinho para ter prazer e relaxar. Um dos nossos “merecimentos” em um período de tanto limite e redução do prazer. Em pequenas doses, o álcool relaxa e reduz a capacidade cognitiva. Entretanto, é preciso atenção para não criar novo hábito de beber regularmente. Bebida alcoólica pode fazer parte de um estilo de vida saudável se utilizada com moderação, selecionando momentos especiais, finais de semana e controlando a dose. O vinho e a cerveja possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias por conterem compostos fenólicos.
Vinho é rico em resveratrol e quercetina (flavonoide), protetor cardíaco, reduz a inflamação e previne o estresse oxidativo. Mas em excesso, prejudica a saúde — Foto: Internet
1.Vinho: rico em resveratrol e quercetina (flavonoide), protetor cardíaco, reduz a inflamação e previne o estresse oxidativo.
2.Cerveja: contém mais de 70 tipos de compostos polifenólicos (ex: catequinas e epicatequinas) onde 70 a 80% são provenientes do malte e 20 a 30% do lúpulo.
Mas lembre-se que 1 grama de álcool contém 7 kcal, ou seja, tem alta densidade energética. Veja abaixo a comparação das bebidas alcoólicas em relação ao volume e quantidade de álcool em gramas:
Publicidade, loja QUALITY LIFE
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
> Gin(50ml): 45% de teor alcoólico, o que equivale a 22,5 ml de quantidade de álcool – 18 g de álcool – 130 kcal
> Vinho (150 ml): 12% de teor alcoólico, o que equivale a 18 ml de quantidade de álcool – 14,4 g de álcool – 110 kcal
> Chope (350 ml): 5% de teor alcoólico, o que equivale a 17,5 ml de quantidade de álcool – 14 g de álcool – 100 kcal
> Cerveja (350 ml): 8% de teor alcoólico, o que equivale a 28 ml de quantidade de álcool – 22,4 g de álcool – 160 kcal
> Destilado (50 ml): 40% de teor alcoólico, o que equivale a 20 ml de quantidade de álcool – 16 g de álcool – 115 kcal
A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool, onde d=0,8.
O mito da barriga de cerveja
A cerveja sempre foi associada ao aumento da circunferência abdominal, a famosa barriga de cerveja. A ingestão moderada de até 30 g de álcool/dia não tem correlação com aumento da gordura abdominal. Portanto, uma lata de 350 ml de cerveja, que contém 22,5 g de álcool, não interfere no aumento da circunferência do abdômen.
O consumo maior do que 48 g de álcool/dia de qualquer bebida alcoólica, seja cerveja, vinho, gin ou outra, tem, sim, correlação positiva com aumento da circunferência abdominal.
Por que mulheres não devem ingerir bebida alcoólica na mesma quantidade dos homens?
Nós, mulheres, possuímos menor quantidade de água e volume sanguíneo e menor número de enzimas hepáticas para metabolizar o álcool.
Dose recomendada para mulheres: uma dose de cerveja (350 ml) ou uma taça de vinho (175 ml). Homens pode utilizar até duas doses de cerveja (700 ml) ou duas taças de vinho (350 ml).
O gin é a bebida menos calórica?
O gin é a bebida de maior teor alcoólico quando comparamos com vinho e cerveja. Entretanto é utilizada em menor volume e quantidade
Para o controle do peso, a melhor bebida é aquela que conseguimos beber menos. Quando beber, selecione os petiscos que irá comer, melhore a qualidade, evite frituras. E beba água junto.
Álcool e desempenho esportivo
A ingestão de bebida alcoólica em excesso pode comprometer a saúde e o desempenho esportivo. Veja os efeitos a que esse consumo está associado:
1.Obesidade
2.Diabetes e piora do controle glicêmico
3.Alterações hepáticas
4.Pode afetar a densidade óssea
5.Redução da cognição, e do tempo de reação
6.Piora da síntese proteica no período de recuperação
7.Aumento da desidratação
Por: Cris Perroni – Rio de Janeiro
Fonte: Cris Perroni,Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2020/05/04/alcool-na-quarentena-excesso-engorda-e-atrapalha-desempenho-esportivo.ghtml