Água em jejum: com limão, pura ou com gengibre?
Veja dicas de outros ingredientes que podem ser acrescentados, seus benefícios e propriedades
Beber água em jejum, pura, com limão ou outros ingredientes, não é receita milagrosa para emagrecer ou prevenir doenças. Porém, trata-se de uma prática importante para começar o dia, um hábito saudável e pontapé inicial para garantir a hidratação diária, importante principalmente para quem já começa o dia se exercitando, para evitar desidratação e queda de desempenho. Ademais, é uma ótima forma de ajudar a despertar o organismo, incluindo o trato gastrointestinal, para realizar as suas funções. A água pura já proporciona esses ganhos. Mas alguns ingredientes podem ser adicionados para incluir compostos e nutrientes benéficos que devem estar presentes em uma alimentação saudável e balanceada, como o EU Atleta ensina a seguir. Nos casos em que a pessoa tem dificuldades para beber água no dia a dia, essa é uma alternativa interessante. Ao adicionar um sabor agradável, é possível estimular esse consumo.
Dicas gerais para tomar água em jejum
1.Comece o dia com um copo de 250 ml, seja de água pura ou aromatizada com o ingrediente de sua preferência. Essa prática ajudará o seu corpo a despertar e a começar a hidratar as células do trato gastrointestinal;
2.Beba a água em uma temperatura agradável para você. Em locais quentes, é indicado que esteja gelada. Assim, ajuda a regular a temperatura corporal;
3.Aposte nas águas saborizadas durante o dia, e não apenas em jejum. Assim, as substâncias benéficas de ingredientes como limão, gengibre, canela e frutas vermelhas estarão presentes ao longo do seu dia.
Publicidade, loja QUALITY LIFE
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
Faça seu Pedido 99 98176 3285
Para ajudar quem quer começar o dia com um hábito saudável e cuidando da hidratação, a seguir, com o apoio a médica do esporte e nutróloga Karina Hatano, o EU Atleta destaca algumas sugestões para serem adicionadas à água e seus benefícios.
Água com limão
Adicione 1/4 de limão espremido para dar um toque de vitamina C à primeira água do seu dia — Foto: Pexels
> Quantidade recomendada: 1/4 de limão espremido;
> Benefícios: fonte de vitamina C e antioxidantes, contribui para fortalecer o sistema imunológico;
> Alerta especial: água com limão em jejum não é indicado para pessoas que tenham a produção de ácido gástrico elevada e sofram com problemas como gastrite e dispepsia, pois pode causar danos ao estômago.
Laranja
Água com laranja — Foto: Istock Getty Images
> Quantidade recomendada: casca de meia laranja;
> Benefícios: além de rica em vitamina C, a casca dessa fruta conta com substância associada à melhora do metabolismo e emagrecimento, estando presente em medicamentos com esse objetivo.
Frutas vermelhas
Água com frutas vermelhas — Foto: Istock Getty Images
> Quantidade recomendada: no caso do morango, pique uma unidade e adicione à água. Já ao optar por framboesa ou amora, a dica é incluir uma ou duas unidades picadas ou espremidas;
> Benefícios: as frutas vermelhas são ricas em vitamina C e antioxidantes.
Hortelã
Água com hortelã — Foto: Istock Getty Images
> Quantidade recomendada: três a quatro folhas picadas;
> Benefícios: seu principal benefício é o estímulo à imunidade respiratória, fortalecendo-a para casos de gripe, resfriado ou dor de garganta.
Gengibre
Água com gengibre e laranja — Foto: Istock Getty Images
> Quantidade recomendada: uma colher de chá de gengibre ralado;
> Benefícios: esse é um alimento termogênico, ou seja, que contribui para aumentar o gasto energético e a queima de gordura corporal.
Canela
Água com canela — Foto: Istock Getty Images
>Quantidade recomendada: um pedaço de canela em pau;
> Benefícios: além de propriedade termogênica, contribui para ajudar a diminuir a vontade de comer doce. Por isso, quem tem compulsão por alimentos ricos em açúcar, inclusive pela manhã, pode adicionar um pau de canela ao beber a água em jejum.
O que dizem os médicos
Segundo a médica do esporte Karina Hatano, pós-graduada em Nutrologia, não dá para afirmar que é obrigatório consumir água logo ao acordar, ainda em jejum. Contudo, Hatano afirma que esse é um hábito saudável e muito incentivado para se começar um novo dia e despertar o organismo. Ela explica que não é possível alcançar resultados como perda de peso, mesmo ao acrescentar ingredientes termogênicos. Adicionar limão, fruta rica em vitamina C e antioxidante, é interessante. Só essa dose não fortalecerá o sistema imunológico, mas é um bom começo.Isso se a pessoa não sofre com problemas como gastrite e dispepsia, também conhecida como má digestão, que podem ser agravados ao consumir limão em jejum.
– A água pura, sem nada, já é benéfica e o mais indicado. Em relação a emagrecimento, não vai mudar nada mesmo ao acrescentar algum ingrediente que seja termogênico e aumente a queima de gordura no corpo, como gengibre. A quantidade que se usa é insuficiente para estimular a queima de caloria – completa Hatano, acrescentando que algumas pessoas adicionam bicarbonato de sódio para despertar o ritmo intestinal, porém não há evidências científicas desse benefício e essa prática deve ser evitada por indivíduos com ácido úrico elevado, gota ou que sofrem com flatulência e diarreia.
O endocrinologista Ricardo Oliveira, membro da Comissão Temporária para Estudo de Endocrinologia e Exercício (CTEE) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), observa que beber água em jejum ajuda a começar o dia com um saldo positivo de ingestão hídrica. Mas enfatiza que não se pode esperar que, ao ser quando enriquecida com ingredientes fontes de substâncias importantes para o corpo, terá algum benefício adicional. Para ele, a vantagem principal dessa opção aromatizada é quebrar a monotonia do paladar.
– Pode parecer besteira, mas muita gente se esquece de beber água e o intestino e o organismo não funcionam direito. Mas não haverá nenhum resultado mágico. Ao beber água em jejum, a pessoa vai começar o dia hidratada. E essa é uma boa forma de começar o dia. Desperte, se alongue e beba água – sugere o médico endocrinologista.
Por: Gabriela Bittencourt, para o EU Atleta — Aberystwyth, País de Gales
Fonte: Karina Hatano,médica do esporte e pós-graduada em Nutrologia
Ricardo Oliveira,endocrinologista membro da Comissão Temporária para Estudo de Endocrinologia e Exercício (CTEE) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem),
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/agua-em-jejum-com-limao-pura-ou-com-gengibre.ghtml