NotíciasSaúde em Foco

Água com açúcar acalma, ajuda a dormir ou cura ressaca? Veja mitos

Especialistas desmistificam o uso da água com açúcar como tratamento para problemas do dia a dia

Quem nunca ouviu a sugestão de tomar copo de água com açúcar para se acalmar? Apesar de comum, a recomendação pode resultar em um efeito contrário: beber água com açúcar causa hiperglicemia, ou seja, eleva os níveis de açúcar no sangue e dá mais energia, segundo especialistas. Da mesma maneira que a combinação não ajuda a dormir, mas pode colaborar parcialmente a atenuar a ressaca. Entenda quais são os mitos e verdades sobre a água com açúcar nesta reportagem.

Você se lembra de quando comia doces demais na infância e tinha energia para brincar o dia inteiro? Para os adultos, o efeito continua sendo parecido.

Quando entra no sangue, o açúcar provoca hiperglicemia, levando a um pico de energia.

Água com açúcar acalma, ajuda a dormir ou cura ressaca? Entenda – Foto: (Reprodução/Internet)

– Como consequência, também aumentam os níveis do hormônio insulina, que transporta a glicose para as células, fornecendo energia de forma mais rápida – explica a nutricionista Ana Adelia Silveira Cavalcante, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Logo após o pico no sangue, a insulina baixa esse açúcar, o que pode levar a sensações de sono, tranquilidade e até cansaço. Na sequência, há uma elevação da serotonina – mais conhecida como hormônio da felicidade -, o que faz com o que impacto do ciclo de energia seja minimizado e resulte no efeito que muitas vezes é entendido como calmante. Mas os especialistas argumentam que isso é efeito placebo.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Mitos e verdades da água com açúcar

Água com açúcar acalma? Mito

O açúcar provoca hiperglicemia, elevando o nível de energia, leva ao aumento da serotonina e, por ser carboidrato, causa a sensação de bem-estar. Porém, conforme especialistas, isso é apenas uma fuga psicológica, sem comprovação científica.

– Assim como nos períodos pré-menstruais as mulheres sempre aumentam a ingestão de guloseimas. Ou pessoas ansiosas, que tendem a procurar o consumo de alimentos ricos em açúcar – pondera a nutricionista.

No entanto, há ainda que se considerar o efeito placebo – ou seja, a pessoa se sente melhor simplesmente por acreditar que está tomando algo que a ajudará.

Por outro lado, a água sem açúcar pode ter o efeito calmante. Água mineral acalma, assim como o consumo de chás quentes, que têm o poder de equilibrar o cortisol e nos fazer entrar em modo de descanso. A temperatura morna ajuda a relaxar a musculatura do estômago e causa vasodilatação, dando uma sensação de relaxamento.

Água com açúcar ajuda a dormir? Mito

O pico de energia que o açúcar provoca pode ser bastante prejudicial para a qualidade do sono. Também o consumo crônico e exagerado de açúcar, associado a um estilo de vida não saudável, contribui para impactar negativamente.

– Ocorre um efeito com alteração hormonal que promove, na verdade, cansaço e sono irregular e menos reparador – explica a diretora da Asbran.

Água com açúcar cura ressaca? Depende

Consumir bebida alcoólica causa hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), o que gera sintomas como sudorese, visão turva e sensação de desmaio. Isso porque o álcool inibe a disponibilidade de glicose no sangue e causa desidratação.

Como o açúcar é capaz de fornecer glicose e elevar a glicemia, dá a falsa sensação de curar a ressaca, mas não atua contra o principal, que são a desidratação e a perda de minerais causadas pela ressaca.

– A água com açúcar não é uma cura para a ressaca em si, porque, embora possa fornecer uma fonte rápida de energia, não remedia a sensação de mal-estar, os principais sintomas e o desequilíbrio de minerais – desmistifica o nutrólogo especialista em saúde hormonal Dennis Teran.

O mais recomendado para a ressaca é ingerir água de coco, suco de frutas, chás gelados ou isotônicos, que, além de fornecerem glicose, também repõem a hidratação e de maneira mais saudável.

Contraindicações da água com açúcar

Foto: (Reprodução/Internet)

Pessoas que têm diabetes devem tomar cuidado com o consumo de água com açúcar. Isso porque, em situações de hipoglicemia (falta de glicose), o açúcar pode ajudar, mas, em geral, o uso por diabéticos não é recomendado, pois pode promover pico de hiperglicemia (aumento de glicose) e a desestabilização da glicose sanguínea.

– É sempre bom que a pessoa tenha o aparelho de glicemia, para medir, controlar, e ver se tem condições de dar o açúcar ou não – ressalta a médica gastroenterologista Lisianne Rocha.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Fernanda Lagoeiro, para o EU Atleta — Campinas, SP

Fonte: Ana Adelia Silveira Cavalcante é nutricionista clínica e diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Lisianne Rocha é gastroenterologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, especialista em Clínica Médica pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSDI) e em Gastroenterologia pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP-SP)

Dennis Teran é nutrólogo especialista em saúde hormonal em alta performance e emagrecimento.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/08/29/c-agua-com-acucar-acalma-ajuda-a-dormir-ou-cura-ressaca-veja-

Deixe uma resposta