Confira os alimentos que estimulam o sistema imunológico
Especialista aponta os melhores nutriente de cada alimento para cuidar da imunidade
Em alguns períodos do ano, a imunidade parece diminuir e o organismo fica mais suscetível a infecções. Isso pode prejudicar todo um plano de treinamento que muitas vezes vem sendo realizado durante o ano. Mas, a nutrição pode ser uma grande aliada durante esses períodos. Diversos estudos indicam que determinados alimentos possuem a propriedade de potencializar o sistema imunológico, o que ajuda na manutenção do organismo saudável e longe de infecções. A grande maioria desses alimentos são fáceis de encontrar e também podem ser tranquilamente inseridos na dieta do dia-a-dia
Frutas cítricas: a natureza muitas vezes parece ser sabia. O inverno é justamente a época dessas frutas. Laranja, tangerina e limão, possuem uma grande quantidade de vitamina C, micronutriente essencial para o bom funcionamento do sistema imune. O corpo não ‘e capaz de produzir vitamina C, então ela deve ser obtida através da alimentação.
Alho: alimento facilmente encontrado e utilizado, possui compostos ricos em enxofre que estimulam o sistema imune. Pode ser um grande aliado contra infecções.
Gengibre: possui propriedades anti-inflamatórias, auxilia principalmente nas infecções de garganta. A principal substancia benéfica e o gingerol, uma capsaicina com ação anti-inflamatória.
Brócolis: alimento rico em vitaminas e antioxidantes. Possui efeito potencializador do sistema imune e protege contra diversas doenças. ‘E considerado um alimento com efeito epigenético (possui a propriedade de “silenciar” alguns genes que aumentam risco para doenças). O ideal ‘e preparar, cozinhando o mínimo possível para não perder suas propriedades.
Amêndoas: ricas em vitamina E, outra poderosa aliada do sistema imune. Uma porção de meia xicara, fornece quase 100% das necessidades diárias de vitamina E. Também são ricas em magnésio, mineral essencial para o equilíbrio do organismo.
Cúrcuma: poderoso anti-inflamatório, a cúrcuma é considerada hoje um superalimento. Possui efeito terapêutico em quase todas as doenças. Pode ser usada como tempero em diversas preparações de alimentos. Além disso, ajuda a diminuir os danos musculares causados pelo exercício físico intenso.
Chá verde: rico em flavonoides, o chá verde se destaca pelos níveis de de epigalocatequina galato, poderoso antioxidante que melhora a função imunológica. O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina. A L-teanina pode ajudar na produção de compostos que estimulam as células-T.
Kiwi: além da vitamina C, o kiwi também e rico em vitamina K, folato e potássio. Também é um ótimo alimento prebiotico, ou seja, estimula as bactérias boas do microbioma, o que auxilia na prevenção de infeções com organismos patogénicos.
Uma boa alimentação, sempre traz mais energia e disposição. A utilização desses superalimentos, além de potencializar os treinos, também irão proteger o corpo das infeções desagradáveis que muitas vezes ocorrem nas estações mais frias do ano.
Por: Lia Kubelka, Florianópolis
Fonte: Possui graduação em Farmácia – Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Concluiu o mestrado em Biotecnologia aplicada à saúde com área de concentração em Genética Molecular humana, na Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Genética Humana e Biologia Molecular. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (2014),
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/adoeceu-confira-os-alimentos-que-estimulam-o-sistema-imunologico.ghtml