Açúcar x adoçante: conheça as diferenças para escolher a melhor opção
Se você já ficou em dúvida na hora de escolher qual ingrediente usar para adoçar suas bebidas e comidas, confira uma comparação entre o açúcar e adoçante para decidir qual manter no cardápio!
Qual vale mais a pena: açúcar ou adoçante? Bianca Vieira de Souza, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo (SP), compara os dois para você decidir qual você deve manter em seu cardápio
Açúcar
– É um carboidrato simples, composto de glicose e frutose, natural da cana-de-açúcar ou de outros vegetais, que fornece energia.
– Se você não tem nenhum problema de saúde, não é preciso eliminá-lo das preparações — mas dê preferência ao açúcar de coco, ao demerara e ao mascavo.
– Quanto menos refinado, mais vitaminas, minerais e fibras ele tem.
– Ele é o ingrediente mais saboroso das receitas, porém o mais calórico também.
Adoçante
– São pouco calóricos e adoçam de 100 a 500 vezes mais que o açúcar.
De forma geral, bagunçam o centro regulador da fome no cérebro. Após sua ingestão, o corpo se prepara para receber algo doce e libera insulina para absorver a glicose. Quando o açúcar não chega à corrente sanguínea, a sensação de saciedade acaba alterada, fazendo com que você coma mais.
– Os industrializados, como o aspartame, a sacarina, o ciclamato de sódio e o acessulfame-k, vêm sendo associados ao aumento da pressão arterial e à maior incidência de câncer.
– As versões naturais que encontramos por aí são: maltitol, eritritol, estévia, xilitol e taumatina.
Por: Caroline Randmer
Adaptação web: Ana Paula Ferreira
Fonte: Bianca Vieira de Souza, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo (SP)
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/acucar-x-adocante-conheca-as-diferencas-para-escolher-a-melhor-opcao/12258