Acompanhamento nutricional vai muito além do emagrecimento
Prevenir e controlar doenças e ter mais qualidade de vida são alguns dos ganhos de uma alimentação saudável, balanceada e pensada para objetivos individuais
A alimentação saudável, atrelada à prática de exercícios físicos, aparece como recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de minimizar riscos de contrair diversas doenças, como meio de melhorar condições de saúde e até mesmo para garantir um envelhecimento mais saudável. Fazer boas escolhas alimentares é primordial para ter mais qualidade e saúde em todas as etapas da vida.
De acordo com a nutricionista Raiane Moura, do Grupo Fleury, de fato, o perfil das pessoas que procuram os profissionais de nutrição é bastante variado. “A maior parte dos pacientes que nos procuram busca o emagrecimento, porém, é crescente a demanda de pessoas que buscam qualidade de vida, acompanhamento gestacional, melhora da alimentação para prevenção e/ou tratamento de doenças
crônicas e melhora do desempenho esportivo”, aponta.
Atendimento individualizado
(Foto:Reprodução/Internet)
Assim como é cada vez mais usual em todas as vertentes médicas, a individualização do atendimento e dos tratamentos é também prática corriqueira da nutrição. Ou seja, mesmo que mais de um paciente chegue ao consultório com o mesmo objetivo, as metas devem sempre ser estipuladas em conjunto com o nutricionista.
“A nossa consulta engloba, além de uma análise detalhada do perfil do paciente e seu histórico de saúde, uma avaliação de composição corporal com bioimpedância, análise de exames bioquímicos e, a partir disso, a elaboração de um plano alimentar”, afirma Moura.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
É justamente por isso que uma dieta padronizada para todos, possível de ser encontrada na internet, por exemplo, ou já pré-programada pensando em finalidades de emagrecimento ou de ganho de massa muscular de forma generalizada, não funciona. “Para se ter uma ideia, visando que uma mudança alimentar efetiva aconteça, consideramos a rotina do paciente e suas preferências alimentares, além do contexto social em que ele está inserido, para que seja um processo natural”, diz.
Também o acompanhamento desses pacientes vai muito além de uma única consulta. Afinal, é fundamental que sejam feitos ajustes ao longo do tempo. A proposta é educar a pessoa para que ela possa ter autonomia para fazer escolhas alimentares melhores ao longo de toda a sua vida.
Um processo de reeducação alimentar
(Foto:Reprodução/Internet)
Com conhecimento e confiança, a reeducação alimentar se torna prazerosa e mais fácil de lidar. E assim, até mesmo o processo de emagrecimento deixa de ser sofrido. Segundo a nutricionista, há muito ainda a ser desmistificado sobre dietas e emagrecimento. Um conceito que, na visão dela, deve ser abolido, por exemplo, é o “dia do lixo” ou a “refeição lixo”, justamente porque não existem alimentos certos ou errados, mas sim os exageros que precisam ser controlados.
“A proposta é que a pessoa mude seus hábitos alimentares no longo prazo, para tanto é importante considerar o equilíbrio. Na maior parte do tempo, é ideal que você coma de maneira adequada, porém, é importante considerar as questões socioculturais que envolvem as escolhas alimentares, como aniversários, comemorações e outras situações especiais, nas quais você não irá seguir uma dieta. E isso não é um problema, pois essas situações não acontecem todos os dias e, portanto, não podemos considerar que seja um hábito e não influenciará os seus resultados de forma negativa.”
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Outro mito que precisa ser derrubado é a necessidade de produtos caros ou muito elaborados na dieta. Moura conta que o próprio Ministério da Saúde incentiva uma alimentação saudável com alimentos naturais e baseada em combinações como o arroz e feijão, fontes de nutrientes e vitaminas fundamentais.
“Ter uma alimentação saudável não é tão difícil como as pessoas imaginam, é apenas comer comida de verdade e desembalar menos. É o básico que funciona. A partir do momento que o paciente entende isso, ele consegue ter uma vida plena e saudável.”
Acompanhamento nutricional
(Foto:Reprodução/Internet)
A partir de agora, quatro unidades do Fleury – Alphaville, Itaim, Ponte Estaiada e Rochaverá – oferecem consultas nutricionais. Os profissionais da área são divididos em especialidades de acordo com o objetivo dos pacientes, como esportes, doenças crônicas e área clínica, para atender às necessidades de cada um que procurar por esse serviço de forma assertiva.
Raiane Moura explica que o Fleury já contava com nutricionistas dentro de seus laboratórios, que faziam os atendimentos de check-up, mas com a alta procura por essa ajuda especializada, o Grupo sentiu a necessidade de oferecer uma orientação mais próxima e de longo prazo.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
“As consultas nutricionais no check-up têm o caráter orientativo. Felizmente, observamos que a preocupação com a alimentação saudável está cada vez maior, principalmente depois da pandemia, porque as pessoas buscam mais saúde e qualidade de vida, o que é uma mudança muito positiva”, diz.
No Fleury, o paciente também conta com um aplicativo que dá acesso ao plano alimentar e mostra toda a sua evolução, do início ao fim. “É gratificante ver a evolução dos pacientes que fazem o acompanhamento nutricional, a felicidade deles em atingir seus objetivos, ganhando qualidade de vida, melhorando de parâmetros, é contagiante. E saber que participamos desse processo nos faz entender que estamos no caminho certo”, conclui.
Por: Abril Branded Content
Fonte: Raiane Moura, nutricionista do Grupo Fleury
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Transcrito: https://saude.abril.com.br/alimentacao/acompanhamento-nutricional-vai-muito-alem-do-emagrecimento/