Academia: A importância da composição física
A real importância da composição física
Aumentar a composição física malhando o corpo por completo melhora a postura, o condicionamento físico e pode também aumentar a massa óssea.
Os benefícios vem a longo prazo: com o chegar a idade, ter uma boa composição física pode diminuir o risco de se contrair doenças como a osteoporose por exemplo.
Ter uma boa composição física resulta em uma série de melhorias no corpo: muito além do estético, garante saúde e longevidade.
Acerca do ganho de massa muscular, queimar gordura e ganhar músculos se trata meramente de uma estratégia puramente estética, então para pessoas que desejam ficar “saradas”?
Qual a real importância da composição física para a saúde?
Qual a função dos músculos
Composição física é o termo que se refere à distribuição das quantidades de tecido muscular em relação à quantidade de tecido adiposo (gordura) e também com relação à quantidade e qualidade dos ossos.
Após diversos estudos e pesquisas, hoje considera se o músculo não somente como um tecido muscular mas também como um tecido glandular.
Isso porque que o músculo secreta uma série de elementos bioquímicos responsáveis por provocar diferentes benefícios e estímulos aos órgãos do corpo humano.
Portanto, possuir uma boa quantidade de músculos é extremamente benéfico ao organismo, especialmente àqueles sistemas que dependem dos estímulos enviados pelos músculos.
Entendendo quais são os sintomas e doenças a pessoa que se encontra nessa situação ainda não sabe como agir para se desfazer e recuperar a saúde,
Como podemos nos livrar dessa gordura?
Primeiramente é preciso entender um pouco mais sobre o processo de chegada das calorias ao organismo.
A glicose, responsável por gerar energia para o corpo, uma vez em nosso organismo passa a ser armazenada em parte pelo fígado, em parte pelos tecidos musculares e em seguida pelos adipócitos (a gordura branca).
Um ponto importante a ficar atento é que, mesmo sendo relativamente magro, o percentual de gordura de um indivíduo pode ser alto.
Por exemplo: se uma pessoa possui 100 kg, e desses, 50 kg são de gordura e os outros 50 kg são de músculos. Logo, o percentual de gordura é de 50%. Essa quantidade é muito elevada!
Mas se outra pessoa tem 10 kg e 5 kg são de gordura e os outros 5 kg são de músculos, ainda assim o percentual de gordura é de 50%, pois é uma questão de proporcionalidade.
Não é tanto sobre o seu peso total que está no visor da balança, mas da distribuição deste peso entre músculo e gorduras.
Composição física: Corpo e mente sãos conectados
Por fim, o objetivo de se melhorar a musculatura nada tem a ver com benefícios estéticos, ou para agradar ao espelho.
Um corpo saudável por dentro exulta saúde por fora, e um corpo saudável e bonito é consequência das práticas citadas anteriormente.
Aumentar a massa muscular cria um status metabólico extremamente benéfico, protege a saúde cerebral e cardiovascular, além de agir diretamente ou indiretamente no:
>Controle do peso
>Melhora do perfil do lipidograma
>Melhora o humor
>Aumento da produção de energia
>Sono equilibrado
>Maior apetite sexual
O músculo é um tecido metabólico glandular, é um grande órgão endócrino que beneficia todo o corpo pois é utilizada para todos os movimentos.
É importante ter uma boa composição física, conseguir isso através do exercício resistido: a musculação, é uma boa opção.
O músculo se alimenta não só de energia que pode vir em forma de proteína, carboidrato, gorduras. Mas principalmente proteínas de ótima qualidade.
O objetivo do aumento de músculo corporal não é ficar “bombado”, “trincado”, embora algumas pessoas façam por isso, o objetivo saudável é para criar um estado metabólico que beneficia em atividades simples como estar sentado, por exemplo.
Cerca de 85% da sua saúde depende de seus hábitos e de suas escolhas diárias. Escolha envelhecer com vitalidade, com força e com fôlego, bem longe de doenças debilitantes.
Por: Mind set de saude
Transcrito: https://mindsetdesaude.com/academia-composicao-fisica/