NotíciasNutrição

Abóbora: conheça 6 benefícios de incluí-la na alimentação

Rica em fibras, vitamina A e potássio, o legume, também chamado de moranga e jerimum, é um aliado da saúde que pode ser estrela em várias receitas.

Na história da Cinderela, não era uma boa coisa quando batia a meia-noite e a carruagem voltava a ser abóbora. Mas, fora do mundo da fantasia, talvez você possa se beneficiar bem mais desse legume cumprindo sua função original a de alimento.

Também conhecida no Brasil como jerimum ou moranga a abóbora é uma boa pedida para quem busca uma alimentação equilibrada, leve e nutritiva.

Conheça abaixo alguns dos benefícios de inseri-la no cardápio.

Cozida ou assada, com casca ou sem, dá para preparar abóbora de várias maneiras sem perder seus benefícios – Foto: (Reprodução/Internet)

1. Para quem precisa reduzir calorias

A abóbora é um alimento com poucas calorias e carboidratos. Por sua textura e versatilidade de preparos, ela pode se tornar uma aliada em dietas de emagrecimento, substituindo itens mais calóricas. Em dietas de emagrecimento, substituindo itens mais calóricas. Em 100 gramas de abóbora cozida, há apenas 48 calorias, contra cerca de 80 na mesma quantidade de batata e 130 no mesmo volume de arroz, por exemplo.

Lembre-se que nenhum alimento provoca emagrecimento por si só. A perda de peso é atingida através do déficit calórico, ou seja, colocar no seu corpo menos calorias do que ele usa para funcionar diariamente.

É dessa maneira que alimentos como a abóbora podem ajudar a chegar nos objetivos sem “passar fome” para isso.

2. Aliada contra a constipação

Como ocorre com outros legumes e vegetais, a abóbora tem uma quantidade interessante de fibras, fundamentais para ajudar a regular o funcionamento intestinal. Aliada a outros hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios e a manutenção da hidratação, ela ajuda em quadros de prisão de ventre.

3. Saúde para os olhos

Aqui, a palavra de ordem é o betacaroteno, um antioxidante famoso por dar cor, por exemplo, às cenouras. Ele é utilizado em nosso corpo para a produção de vitamina A, nutriente importante para manter a saúde ocular no longo prazo.

Níveis adequados de vitamina A estão associados a uma menor propensão a desenvolver problemas como a catarata no futuro.

4. Imunidade e atividade anticâncer

A vitamina A e outros nutrientes presentes na abóbora, como a vitamina C e a vitamina E, são importantes para a saúde em geral. Além de fortalecer o sistema imunológico, o combo de benefícios especialmente a vitamina A também é ligado, em estudos, a uma redução nos riscos de desenvolver alguns tipos de câncer. Mas é claro que essas vantagens só são obtidas em conjunto com outros hábitos saudáveis.

5. Regulação da pressão

Entre os nutrientes presentes na abóbora, está o potássio. São cerca de 200 miligramas de potássio a cada 100 gramas de abóbora — não é lá uma banana, a queridinha quando o assunto é esse nutriente (no caso dela, são 358 mg por 100 g), mas já dá uma bela ajuda para alcançar os benefícios de quem busca reforçar o arsenal contra a hipertensão. Isso porque o o potássio ajuda no relaxamento das artérias.

6. Cuidados com o diabetes

As fibras presentes na abóbora ajudam a controlar a absorção de carboidratos e, com isso, regular os níveis de glicose. Já o potássio é outro nutriente importante na prevenção de quadros de diabetes.

Lembre-se: não há alimento mágico, e sozinha a abóbora não substitui um tratamento contra o diabetes ou outras medidas preventivas, mas ela faz parte de um conjunto de hábitos que podem facilitar o controle dessa condição.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Como inserir a abóbora na alimentação

A abóbora é um alimento versátil, que pode ser consumida assada ou cozida, com casca ou sem, ser triturada para compor uma sopa ou amassada para fazer um purê.

O ideal é investir em receitas que não adicionem açúcares ou gorduras à mistura, ingredientes que vão acabar anulando os benefícios do legume se adicionados em excesso. Doce de abóbora pode ser gostoso, mas não coma pensando nele como uma alternativa saudável.

As sementes de abóbora também são uma boa fonte de nutrientes e ajudam no controle do colesterol. Elas podem ser utilizadas como snacks saudáveis, comidas puras, ou para adicionar crocância a determinadas receitas, inclusive saladas. Nesse caso, especialmente se você sofre com hipertensão, priorize as sementes sem sal.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Maurício Brum

Fonte: Associação Americana do Coração

Universidade de Notre Dame (Austrália)

Organização Mundial de Saúde

Transcrito: https://revistaanamaria.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/corrida-ou-caminhada-o-que-e-melhor-para-saude-do-coracao.phtml

Deixe uma resposta