7 truques para comer menos
Com simples ações diárias é possível diminuir a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição
Ter uma alimentação regulada não é nada fácil. Afinal, além de consumir alimentos mais saudáveis, é preciso estar atento à quantidade de comida que ingerimos em cada refeição.
Para facilitar o seu dia a dia na incansável busca por comer menos, procuramos ajuda profissional.
Conheça truques supersimples que podem transformar a relação que você tem com o que consome. Confira!
1. Coma de 3 em 3 horas. “Quando deixamos de fazer uma refeição por não termos fome ou tempo, com certeza a próxima refeição será em quantidade maior do que o necessário”, observa Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
2. A refeição deve ser sem pressa. Coma devagar e mastigue bem. Segundo Marisa Coutinho, nutricionista dos Hospitais São Camilo, quando mastigamos adequadamente, damos tempo para o centro de saciedade do cérebro entender que estamos alimentados antes de ingerirmos um prato cheio.
3. Ao fazer o seu prato, coloque inicialmente as saladas de folhas cruas, em seguida os legumes e verduras e, por fim, arroz, feijão e carne. De acordo com Irani, os vegetais são os alimentos que mais promovem saciedade e devem ser consumidos em maior quantidade.
4. Nas refeições e na despensa de casa, evite alimentos ricos em carboidratos simples, como doces, bolos, pães e massas, pois são digeridos com maior rapidez. “Eles fazem com que a fome volte logo”, alerta Marisa.
5. Procure não comer enquanto assiste TV ou manuseia celulares e tablets. É importante se concentrar e saborear o que está sendo consumindo, o que lhe trará saciedade e, consequentemente, a redução no consumo de comida.
6. Aumente a quantidade de fibras e alimentos proteicos (aveia, pão integral, brócolis e amêndoas, entre outras) no cardápio diário. A nutricionista dos Hospitais São Camilo avisa: eles aumentam nossa saciedade e, com isso, comemos menos e demoramos mais para sentir fome.
7. Consuma mais água – ao menos 2 litros por dia – pois, muitas vezes, ao sentirmos sede, nosso organismo pode interpretar o sinal como vontade de comer. “Além disso, evite ingerir líquidos no almoço e no jantar”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
Fonte:Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.
Marisa Coutinho, nutricionista dos Hospitais São Camilo,
Transcrito:http://disneybabble.uol.com.br/br/cozinhar/almocos-e-jantares/7-truques-para-comer-menos