7 truques de nutricionistas para um Natal saudável
Como se divertir enquanto mantém seus hábitos de bem-estar intactos
Por mais que adoremos a diversão que o fim de ano traz, não é o momento mais fácil para a nossa alimentação. O consumo excessivo de comidas gordurosas e álcool geralmente se manifesta com ganho de peso indesejado e diminuição dos níveis de energia. Com isso, muitas pessoas começam o ano já com resoluções de dietas restritivas.
Soa familiar? Bem, e se disséssemos que é possível sair desse carrossel de comer mal e de rigidez alimentar?
Tenha um Natal saudável com esses truques aprovados por nutricionistas
1. Priorize o controle das porções
Foto: Reprodução/Internet
O controle das porções desempenha um papel importante em manter sua dieta bem equilibrada durante o Natal. Seja um almoço de Natal completo ou um prato de frutos do mar, certifique-se de comer o suficiente para ficar satisfeito, por mais delicioso que esteja. Comer além da sua saciedade não só aumenta o peso como desregula seus hormônios, te deixando para baixo.
2. Reduza o consumo de álcool
Minimizar o álcool no dia de Natal (ou pelo menos alternar cada bebida alcoólica com um copo de água mineral) diminuirá a ingestão de calorias vazias. Além disso, você manterá o controle de suas inibições e poderá exercer um melhor controle alimentar.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
3. Afaste-se dos carboidratos ricos em amido
Evite aumentar o açúcar no sangue evitando carboidratos ricos em amido. Os principais alimentos a serem minimizados são salgadinhos, pão, arroz branco, macarrão, batata, batatas fritas,biscoitos e frituras, pois causarão um aumento nos níveis de açúcar no sangue, seguido de uma queda algumas horas depois, deixando você sentindo fome novamente.
4. Aumente a ingestão de água
Obter hidratação suficiente é importante em qualquer época do ano, mas manter-se hidratado evita que você confunda sede com fome, evitando comer sem pensar no Natal.
5. Desacelere
Foto: Reprodução/Internet
Mastigue bem a comida e coma devagar. Se você terminar depois que todos terminarem, é menos provável que você queira uma segunda porção porque seu cérebro já recebeu o aviso de saciedade — que demora um certo tempo para chegar e por isso, muitas pessoas que comem rápido demais acabam comendo além da conta e percebendo só depois que já estavam cheias.
6. Movimente-se
Não precisa ir para academia em pleno Natal, claro, mas colocar o corpo em movimento é a melhor maneira de evitar o acúmulo de gordura. Isso pode significar dar um passeio na manhã de Natal ou fazer uma caminhada noturna.
Conheça a nossa linha de Empréstimos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Extra Crédito* – Empréstimos para aposentados, pensionistas e servidores públicos e federais.
Informações no Whatsapp: 99 98237-9157
7. Seja feliz
Com tudo isso dito, ainda é importante se divertir. Afinal, o Natal só acontece uma vez por ano! Não passe o dia inteiro se estressando com seu peso. Relaxe, divirta-se e mantenha o equilíbrio em sua mente. Mantenha seu prato colorido e escolha alimentos nutritivos em vez de alimentos ‘bege’ para ajudar a mantê-lo saudável e satisfeito também.
Por: Marcela De Mingo
Fonte: Dr. Fernando Gomes, neurocirurgião e neurocientista
Michelly Reis, farmacêutica da Phytocare Farmácia de Manipulação
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/comidas-proteger-neuronios/