5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Especialista em emagrecimento destaca os vilões da vida saudável que estão disfarçados nas prateleiras e revela quais são os 5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Confira!
Pão integral
Segundo Rodrigo Polesso, certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar, o consumo de pães e farinha integral não significa necessariamente uma alimentação saudável. Para o especialista o trigo, integral ou não, é um grande vilão do emagrecimento. “O trigo promove o descontrole dos hormônios insulina e leptina no corpo, fornecendo uma ‘lenha’ de má qualidade”, diz. “O trigo e seus derivados são digeridos pelo corpo muito mais rapidamente que o próprio açúcar puro, isso sem contar nos antinutrientes e no glúten, que é associado a uma grande variedade de problemas de saúde até mesmo em pessoas que não se dizem intolerantes a ela”, revela Polesso.
Barra de cereal
Repleta de açúcar e carboidratos, as barrinhas de cereal são vendidas como um “lanchinho” para que as pessoas não fiquem tanto tempo sem comer. Crítico dos alimentos industrializados, Polesso lembra a importância de ficar atenta à composição de cada uma.
Produtos light
Além de serem geralmente industrializados e repletos de ingredientes nocivos, os produtos que levam o nome “light” nas prateleiras do supermercado apresentam tipicamente redução de gordura boa. “Dessa forma, eles passam a ser verdadeiros aglomerados de carboidratos, quando são justamente as gorduras de qualidade que ajudam a prevenir o ganho de peso, através de uma maior saciedade, colaborando para ao emagrecimento”, explica, lembrando que as pesquisas mais recentes indicam a necessidade de consumir mais gordura do bem, como a que está presente nos ovos, oleaginosas e carnes.
Mel
Muitas pessoas passam a utilizar o mel como forma de adoçar algumas bebidas, para Polesso o fato de ele ser produzido por abelhas não o impede de ser essencialmente açúcar. “Para as pessoas que querem perder peso como objetivo primário, eu sugiro que ele seja retirado ou bastante reduzido da dieta”, alerta. Rodrigo Polesso alerta as pessoas que levam uma vida saudável e um estilo de vida magro que podem consumir mel com moderação. “Depende muito da dose, mas simplesmente trocar o açúcar comum pelo mel não adianta para quem procura emagrecer com prioridade, já que o ideal é cortar o consumo de doces ao máximo, utilizando poucas e esporádicas doses de adoçantes mais saudáveis”, completa.
Iogurtes industrializados
Os iogurtes naturais, bem como a manteiga, o queijo e outros derivados do leite, são alimentos bem-vindos na dieta, já que são ricos em gorduras de qualidade e proteínas, mas alerta para os tipos de iogurte repletos de açúcar, que geralmente são colocados como opções saudáveis às crianças. “A maioria dos iogurtes industrializados tem uma quantidade muito grande de açúcar, e ainda utilizam leite desnatado ou apenas o soro do leite, removendo muitos dos nutrientes mais importantes do alimento”, finaliza.
por:Evelyn Cristine
Fonte: Rodrigo Polesso, certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia
Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/5-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-